Há quatro anos surgiu na Espanha um novo conceito que une a alta gastronomia com o mundo dos negócios. Trata-se do Millesime Madrid, que depois de três edições bem-sucedidas, aporta pela primeira vez na América do Sul. O evento ocorre em São Paulo, entre 14 e 16 de setembro, na Villa Daslu, recentemente adquirida pelo Grupo Iguatemi. Durante três dias, profissionais de vários setores se reunirão no mais famoso templo paulistano do consumo de luxo, que será transformado em restaurante vanguardista para abrigar experiências culinárias únicas protagonizadas pelas mãos de alguns dos melhores chefs da Espanha e do Brasil.
A ideia foi do empresário espanhol Manuel Quintanero, que há 12 anos fundou a organização Sabores de Antaño, que tem como objetivo construir e decorar casas chiques para depois vendê-las. Seu segundo passo foi a Madrid Fusión, cúpula mundial de gastronomia, e, em seguida, o Club Millesime, encarregado de transformar um evento puramente gastronômico em uma grande atração oferecida às empresas, para que possam com ela presentear seus clientes.
Da seleção hispano-brasileira fazem parte os chefs Alex Atala, escolhido embaixador do Millesime São Paulo, Helena Rizzo, José Barattino, Daniel Redondo, Paco Roncero, Sergi Arola e Sergio Torres, além de outros premiados chefs espanhóis, como Xosé Cannas, Quique Dacosta, Dani Garcia, Enrique Martínez e Martín Berasetegui. Eles vão cozinhar para não mais de 800 felizes mortais, convidados pelas companhias que aderirem ao clube.
Funciona assim: uma grande empresa adquire uma quota que dá direito a mesas, com oito lugares cada uma. Nela, será servido sofisticado cardápio preparado por renomado chef. ;Nosso objetivo é oferecer um evento exclusivo que sirva como ação de hospitalidade das empresas com os seus clientes;, afirmou Quintanero, ao anunciar o projeto em São Paulo. Para o presidente do Club Millesime, é em torno da mesa que se fecham negócios e se estabelecem relações.
O empresário espanhol identificou em São Paulo ;alto nível socioeconômico, desenvolvimento empresarial e evolução gastronômica, com uma ampla oferta de restaurantes;, o que torna a cidade apta para fazer parte do Club Millesime. A primeira experiência internacional da marca foi no ano passado em Cap Cana( Republica Dominicana) e, segundo o cronograma oficial, São Paulo terá edições anuais até 2013, sempre em setembro, enquanto Madri recebe o evento em outubro. Para 2011, o clube pretende levar a experiência para Miami, em fevereiro, e para a Cidade do México, em novembro.
A edição paulista terá como presidenta a empresária Lucilia Diniz, uma das herdeiras do Grupo Pão de Açúcar e apresentadora de programa de televisão na Rede TV, no qual dá dicas para uma vida mais saudável e equilibrada.
Sinônimo de requinte e sofisticação, a maratona gastronômica concentrará os mais nobres ingredientes das cozinhas brasileira e espanhola. Produtos como presunto cru de pernil, chamado jamón, queijos e azeites espanhóis terão espaços próprios para serem degustados. O público em geral terá oportunidade de participar do evento e se deliciar com as criativas iguarias durante o horário do almoço, das 12h às 14h, com uma degustação de tapas, show cooking ao vivo e oficinas.
O número
800 pessoas
Número de convidados que poderão participar dos jantares do Millesime, a convite das empresas associadas
Preparações surpreendentes
Em nenhuma ocasião a expressão ;dar água na boca; é mais verdadeira do que diante das esculturas criadas por premiados chefs para surpreender o paladar. Difícil é adivinhar o que essas pequenas joias escondem. Não é fácil sequer apontar se são frias ou quentes. Algumas exalam aromas quase indefinidos, outras provocam fumaça que sai pelo nariz depois de provadas. Não são simples cozinheiros o seus artífices. São gênios que brincam com os sabores, mexendo com os cinco sentidos.
Alçado ao 18; lugar no ranking dos melhores do mundo, o chef Alex Atala, dono do D.O.M., apresentou, durante a prévia dos sabores que poderão ser degustados no Millesime São Paulo, ravióli de limão e de banana-ouro envolto em gelatina e aromatizado com priprioca, planta da Amazônia. Em outra preparação, o embaixador do evento no Brasil desenvolveu creme gelado de beterraba, tangerina e lulas cozidas a frio.
Os espanhóis também fizeram furor, especialmente Paco Roncero, que dirige o La Terraza del Casino, em Madri, detentor de duas estrelas no consagrado Guia Michelin. Paco produziu bolinhas de fruta com nitrogênio, que explodem na boca, soltando fumaça pelo nariz. Fez também, com presunto cru ralado, um croquete ligeiramente líquido, servido em uma colherzinha.
Autor de uma cozinha cheia de cores e reminiscências sensorias do Mediterrâneo, Sergi Arola desenvolveu ostras escabeche ao vinagre suave de xerez, além de batatas bravas deliciosas. Seu restaurante homônimo em Madri também tem duas estrelas. O catalão Sergio Torres optou por tartar de pescado com caviar de Cálix, além do creme típico de sua terra, semelhante ao creme br;lée.
Os brasileiros não decepcionaram, pelo contrário, arrancaram elogios dos que tiveram a tarefa de degustar o que o evento levará à mesa. Helena Rizzo, única mulher do grupo de chefs, desenvolveu bombom de foie gras com goiabada e vinho do Porto, digno de anjos. José Barattino, chef do restaurante do Hotel Emiliano, onde se deu a degustação, criou uma polenta defumada com verduras orgânicas e um raviollini de lula ao limão siciliano. Dá para imaginar o que virá em setembro. (LS)
Millesime São Paulo
De 14 a 16 de setembro Terraço da Villa Daslu
Informações:
(11) 2538-5136 / www.millesimesaopaulo.com