O violonista Marco Pereira nasceu em São Paulo, morou na França e atualmente reside no Rio de Janeiro, mas BrasÃlia tem um papel fundamental na sua trajetória artÃstica e pessoal. Com esposa e uma filha brasilienses, foi na cidade por onde ele viveu durante seis anos e compôs várias de suas principais canções. Hoje, o instrumentista retorna aos palcos da cidade em apresentação no projeto BrasÃlia, 50 anos - Capital do choro, realizado pelo Clube de Choro.
"A cidade é marcante na minha vida em vários aspectos. Conheci minha esposa aqui. O primeiro disco da minha carreira foi produzido quando eu morava em BrasÃlia, e acabei sendo o responsável pela criação dos cursos de violão superior e harmonia funcional, da Universidade de BrasÃlia (UnB), a convite do saudoso Claudio Santoro", lembra Marco, que começou a carreira sob a orientação do mestre uruguaio Isaias Sávio.
Com dois Prêmios Sharp na bagagem, o violonista acaba de lançar o álbum Cristal, em que presta uma homenagem a dois gêneros importantes da nossa música: o choro-canção e o samba-choro. São temas de grandes nomes da MPB, como Radamés Gnattali, César Camargo Mariano, Nelson Cavaquinho, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Paulinho da Viola, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, além de três choros de sua autoria. "Sempre quis fazer um disco de choro-canção e conseguimos reunir importantes clássicos desse estilo. Junto do disco, vou lançar um álbum de partituras que traz todas as faixas do CD e serve como uma espécie de material didático para os interessados e estudiosos do assunto", conta Marco Pereira, que tem mantido também intensa atividade como solista, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.
Além do repertório do novo disco, nas apresentações que acontecem de hoje a sexta em BrasÃlia, Marco vai tocar canções dedicadas à capital federal. "É uma homenagem aos 50 anos da cidade, e também uma maneira de relembrar o perÃodo em que vivi e compus bastante em BrasÃlia", ressalta
BRASÃLIA, 50 ANOS - CAPITAL DO CHORO
Show do violonista Marco Pereira hoje, amanhã e sexta, às 21h, no Clube do Choro (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães ). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224.0599.
Ouça trecho da canção Num pagode em Planaltina, de Marco Pereira