Você já entrou em uma Modateca? Não? Então prepare suas malas e vá até Caruaru, no agreste pernambucano. A partir do dia 21 de maio, a cidade irá ganhar um espaço científico-cultural que reúne um acervo amostras têxteis, periódicos, site e revistas especializadas, catálogos para pesquisa e acervo museográfico de roupas. O espaço será inaugurado às 8h no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). O projeto de extensão é vinculado ao curso de Administração com Ênfase em Marketing da Moda do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Caruaru.
A Modateca servirá como suporte de pesquisa tanto para orientar a cadeia produtiva local, formada por confecções e indústrias têxteis, e profissionais de moda como estudantes e professores das instituições de Ensino Superior e curso técnicos. O projeto, coordenado pela professora da UPE Izabelle Barros, também realiza uma série de ações de pesquisa e extensão contribuindo com a integração de várias instituições de ensino e entidades públicas e privadas. Segundo a coordenadora, essa união contribuirá com o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico da região do Agreste de Pernambuco.
Integram ainda o Modateca o projeto ;Letras da Moda;, que visa apoiar diretamente os esforços práticos e de pesquisa, e o ;Modateca Social;, cuja meta é realizar a inclusão social de comunidades através da ação de oficinas sociais, com cursos e workshops para a qualificação de mão de obra das comunidades.
A programação de inauguração do Modateca inclui coletiva de imprensa, oficinas, palestras, lançamento do site, revista e livro, e apresentação do projeto. Haverá também uma exposição de chapéus e da boneca Barbie antigas. As atividades começam a partir das 8h e seguem até as 21h, e contam com as presenças do reitor da UPE, professor Carlos Calado, de diretores, pró-reitores, professores e alunos da Unversidade, além de representantes do Sebrae, da prefeitura local, e de entidades que apóiam o projeto.