Zelazowa - A casa em que o compositor Frédéric Chopin nasceu em Zelazowa Wola, próximo a Varsóvia, reabriu suas portas ao público nesta sexta-feira, após dois anos de obras que, mesclando o antigo com o moderno, devolveram o esplendor a esse edifício histórico.
"Este lugar é um pouco como um santuário, há um espírito particular do lugar", explica Andrzej Sulek, diretor do Instituto Nacional Frédéric Chopin.
"Aqui é onde nasceu o autor da mais bela definição do espírito polonês", declarou.
Na mansão de Zelazowa Wola, hoje rodeada de castanheiros, viviam os pais de Chopin. Em um quarto situado à direita da entrada nasceu, em 1810, o grande compositor.
As obras de restauração da casa e do jardim duraram cinco anos e contaram com um financiamento de 70 milhões de zlotys (cerca de 21,5 milhões de dólares). A mansão museu pode agora acolher dignamente turistas do mundo inteiro, que chegam à Polônia para comemorar o bicentenário do nascimento do compositor.
O teto da mansão mudou e, na parte externa, o jardim de seis hectares foi totalmente reorganizado.
No quarto em que Frédéric Chopin nasceu, foi colocado um piano Steinway preto. Ali ocorrerão concertos que, graças à um sistema de áudio especial, poderão ser ouvidos de qualquer parte do jardim.