Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Eva Yerbabuena, uma das maiores bailarinas de dança espanhola, chega a Brasília

Nos versos da canção Granada, a cidade espanhola de influência moura é uma terra de lindas mulheres, sangue, areia e sol. Eva Yerbabuena é uma típica granadense, apesar de ter nascido em Frankfurt, na Alemanha. Mas para ela, considerada pela crítica como o principal nome da dança flamenca na atualidade, o local de nascimento é mero detalhe. Até porque, com apenas 15 dias de vida, os pais decidiram que ela deveria crescer em Granada, a sua cidade do coração, onde começou a dar os primeiros passos na dança.

Hoje à noite, a artista mostrará todo o seu vigor e talento no palco da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. A turnê Pasión Flamenca, que celebra os 12 anos da consagrada trajetória artística da bailarina, chega a Brasília para única apresentação. É a segunda vez que Yerbabuena vem à capital. Em 2008, ela percorreu sete cidades brasileiras com o espetáculo Santo y Seña, incluindo Brasília.

Na apresentação de logo mais, a dançarina vai mostrar um compilado de coreografias de sua carreira. Serão quatro no total e três temas musicais. ;Se você tem quatro filhos, é difícil dizer qual deles é o preferido. Todas as coreografias são diferentes e têm algo de que gosto;, disse. No palco, ela estará acompanhada de sete músicos, entre eles, três cantores. Para Eva Yerbabuena, a magia que a música ao vivo tem é que não existem duas apresentações iguais do mesmo espetáculo. ;Isso ocorre porque músicos e o cantor têm estados de espírito diferentes a cada dia, o que faz com que cada apresentação seja especial e não se caia na rotina;, acredita.

Reconhecimento
A coreógrafa Pina Bausch, falecida no ano passado, era fã dos passos de Eva, assim como é também a norte-americana Carolyn Carlson. Com Pina, participou em 2001 dos festivais organizados pela coreógrafa alemã em Wuppertal, sede de sua companhia, ao lado de estrelas da dança como Sylvie Guillem, Ana Laguna, Marie Claude Pietragalla e Mikhail Baryshnikov. Carolyn Carlson lançou mão do talento de Eva para a criação de uma coreografia na Bienal de Veneza de 1999. ;Ser admirada por esses grandes nomes é um dos melhores reconhecimentos que já me deram;, revelou.

Depois de Brasília, a turnê, que já passou por São Paulo e Belo Horizonte, segue para o Rio, Curitiba e Porto Alegre. ;Quero desfrutar do clima do Brasil, do seu povo, de sua gastronomia, sua cultura e quero que as pessoas aproveitem o flamenco, que é a nossa língua;, destacou.

PASIÓN FLAMENCA ; 12 ANOS DE EVA YERBABUENA
Hoje, às 21h, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Ingressos: R$ 140 e R$ 70 (meia). Assinantes do Correio têm 50% de desconto no valor da inteira, com o cupom Sempre Você. Meia também para estudantes e doadores de 1kg de alimento. Informações: 4002-0019, 3325-6256 e 3325-6239. Classificação indicativa livre.