Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Banda Imagem comemora 19 anos de carreira com novo CD

Eles tocam em formatura, casamento, micareta, rodeio, festa junina, exposição agropecuária, carnaval e onde mais forem convocados a animar a pista. Só no último carnaval, fizeram 12 apresentações no Distrito Federal e no Entorno. Durante oito anos, animaram o bloco da Baratona e há três são responsáveis pelo som do Bloco dos Raparigueiros. Sem preconceito de palco e com sede em Ceilândia, a Banda Imagem ; formada por seis músicos, três cantores e seis dançarinos ; prepara-se com o profissionalismo de sempre. Fazem 10 trocas de figurino por show, incluindo adereços para os músicos, como óculos, perucas e chapéus, transportados em seis baús e aos cuidados da produção que acompanha a banda. ;Temos um camarim móvel;, conta o empresário Cacá Silva.

No vasto mercado dos bailes, eles cantam bolero, valsa, músicas românticas, bregas. ;Não pode faltar axé nem pop rock;, aponta a vocalista Makena (1), descartando só o funk de linguagem inconveniente. ;Nós começamos o show com som internacional, romântico, passamos para MPB, músicas dos anos 1960, 1970 e 1980, Jovem Guarda, disco;, enumera.

Hoje, na Granja do Torto, o baile será um pouco diferente, especial. Afinal, a banda completa 19 anos, lança o terceiro CD, Nosso som, e ainda canta a música Brasília JK, feita especialmente para os 50 anos da cidade. Serão feitas imagens para o primeiro DVD da banda, que deve ser gravado ao vivo no segundo semestre. Para tanto, os detalhes já foram todos repassados: ;Nós fazemos um espetáculo musical, de dança e também visual, com painel de LED, três cenários e três auxiliares de palco;, explica o empresário.

;O público olha para a banda, dá um sorriso, aproxima-se do palco. É uma interação;, resume a vocalista, lembrando- se da emoção de cantar para plateia imensa: 30 mil pessoas, na Festa do Morango, em Brazlândia, no ano passado.

Outro presente é o próprio CD, que terá 3 mil cópias para distribuição e cujas 14 músicas podem ser baixadas gratuitamente na internet a partir de maio (). ;Queremos distribuir o CD para nossos fãs, nossos amigos, e, dessa forma, também evitarmos a pirataria;, justifica Cacá Silva. Entre as músicas, estão Volta (Makena), Todo seu (Paulo Marques), Lado bom (Davison, Kênia, Max, Paulo) e Carnaval (Betinho JP).

O primeiro CD, Banda Imagem, com 11 músicas, foi lançado em 1998. ;Vendeu 10 mil cópias em seis meses;, afirma o empresário. No ano seguinte, saiu o segundo álbum, O som que você curte, pela gravadora Top Tape e distribuição da Universal Music.


1 - Laranja e canela
A cantora e compositora de 30 anos divide o vocal da banda com Paulo Marques e Marlon há dois anos. Nascida em Paracatu (MG) e registrada como Lidiane Francisco, assumiu, em 2006, o nome africano Makena, ;aquela que é feliz;, em iorubá. Participou de programas como Pop star (SBT) e Fama (TV Globo) e admite não ter preconceito musical: ;Gosto de Montserrat Caballé, Erykah Badu, Lauryn Hill, Elis Regina, Elba Ramalho;. Entre um exercício vocal e outro, costuma tratar-se com um combinado de mel, laranja e canela. ;É receita de mãe;, conta.

NOSSO SOM
Show de lançamento do terceiro CD da Banda Imagem. Hoje, às 21h, no Parque de Exposições da Granja do Torto. Atrações: João Augusto & Christiano (GO) e DJ Joãozinho Chapéu de Couro. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Ouça a música Brasília JK, de Bob Nickson