Logo Correio Braziliense

Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Livro que originou o longa Como treinar o seu dragão chega às livrarias

A animação em 3D Como treinar o seu dragão, de Dean DeBlois e Chris Sanders, tem conquistado o público nos cinemas. A história de Soluço e seu dragão Banguela emociona adultos e crianças ; até mesmo quem não a assistiu com a ajuda do recurso tridimensional. O que muita gente não sabe é que a obra que originou o longa ; o livro homônimo de Cressida Cowell ; é tão divertida quanto as imagens projetadas nas telonas.

Apesar de a base do longa ser bem semelhante ao que se lê no livro, a aventura de Cressida tem roteiro diferenciado, mas com a mesma estrutura cômico-inocente do filme. A maneira como a autora britânica leva a narrativa ; acompanhada de ilustrações e diálogos em "dragonês" ; deixa o livro atrativo e o leitor com vontade de se debruçar mais sobre a obra de Cressida Cowell.

Soluço Spantosicus Strondus III é filho de Stoico, o Imenso, o chefe da Tribo dos Hooligans. Junto com os filhos dos outros integrantes da tribo, eles saem para a primeira prova do Programa de Iniciação em Dragões, que vai torná-los heróis vikings. Nessa primeira etapa, cada um tem que capturar um dragão selvagem. Soluço pega o seu ; e o do amigo estrábico Perna-de-Peixe ;, mas ganha um problema: Banguela é pequeno, sem dente (por isso o nome) e não tem cara de brutal.

Com isso, Soluço é execrado pelas crianças que capturaram dragões bem mais selvagens e assustadores. O que eles não sabem é que a cabeça pensativa do menino, com a ajuda do pequeno dragão, vai mostrar que músculos vikings nem sempre são suficientes para ganhar batalhas.