Viena - O maestro e compositor francês Pierre Boulez festejará seus 85 anos na sexta-feira em Viena, capital mundial da música clássica, com uma série de concertos, entre eles um com a prestigiosa filarmônica da cidade.
Considerado uma das maiores figuras vivas da música clássica contemporânea, Boulez, no entanto, confessou em entrevista à AFP que se sente intimidado por comemorar seu aniversário na cidade onde viveram Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Johannes Brahms, Arnold Schoenberg e Alban Berg.
"Estou muito orgulhoso de ter sido convidado, estou muito entusiasmado. Aceitei porque Viena é, para mim, uma cidade de grandes músicos", comentou.
Pierre Boulez conduzirá seis concertos, quando serão interpretadas a Terceira Sinfonia do compositor polonês Karol Szymanowski (1882-1937), Jogos, do francês Claude Debussy (1862-1918) e uma de suas próprias obras, ainda inacabada, Notations.
A série terminará em 27 de março, no Festival de Páscoa de Viena, com a Sinfonia de Salmos e a Sinfonia para instrumentos de sopro de Igor Stravinsky (1882-1971), assim como a Missa Glagolítica do tcheco Leos Janacek (1854-1928).
Pierre Boulez, que conduziu a orquestra de Viena pela primeira vez em 1962, tem entre suas obras mais conhecidas "Le visage nuptial" e "Le soleil des eaux".
Ele é um dos grandes pensadores do movimento artístico do pós-guerra, que favorecia uma maior abstração e a experimentação.