Irlam Rocha Lima
postado em 22/03/2010 07:00
Ao arrastar aproximadamente 400 mil pessoas num domingo depois do carnaval, em desfile entre a Avenida Rio Branco e a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, o Monobloco estabeleceu novo recorde de público em suas apresentações. Números superlativos são a marca registrada dessa verdadeira usina de sons e ritmos, criado há 10 anos por Pedro Luís, Mário Moura, C.A Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim. Eles são integrantes da banda Pedro Luís e A Parede, formada a partir de uma oficina de percussão.
Em Brasília, onde tem vindo com frequência desde 2008, o Monobloco Show costuma reunir grandes plateias, formada por gente que cai na farra, embalada pelo som pra lá de dançante do repertório no qual cabem, harmoniosamente, samba, samba-enredo, marchas, funk, baião, xote e pop. Mas tudo recriado pela pulsação característica do grupo.
Quem tem participado das gigantecas celebrações promovidas pelo Monobloco, ou os que ainda ainda não o conhecem têm agora mais uma oportunidade de apreciar o trabalho desenvolvido pelos vocalistas Pedro Luís, Fábio Almann, Pedro Quental, Renato Biguli e Alexandre Momo, acompanhados por 20 instrumentistas (no desfile do carnaval são 150). Para comemorar uma década de estrada, eles acabam de lançar CD e DVD em que foram reunidos clássicos com a assinatura de craques da música popular brasileira, como Jorge Ben Jor, Gilberto Gil, Dominguinhos, Alceu Valença, Zé Ramalho, Moraes Moreira, Martinho da Vila e Herbert Viana e Cazuza.
Variação
;O repertório é uma coleção de músicas representativas, que funcionaram bem em shows no Rio e nas cidades onde temos nos apresentado. Ele é bem variado, e nos possibilitou ao longo dos três últimos anos melhorar em muito nossa performance em palco;, revela Pedro Luís. A abertura é com o medley de Isso aqui tá bom demais (Dominguinhos e Nando Cordel), Frevo mulher (Zé Ramalho), Pagode russo (Luiz Gonzaga e João Silva) e Pombo correio (Dodô, Osmar e Moraes Moreira), passa por músicas do Paralamas do Sucesso, O Rappa e Barão Vermelho, marchinhas carnavalescas, sambas da Mangueira, marchinhas carnavalescas , incluindo Cidade maravilhosa (André Filho), até a apoteose final com Santa Clara clareou (Jorge Ben Jor) e Emoriô (João Donato e Gilberto Gil).
Gravados ao vivo, em outubro do ano passado, na Fundição Progresso (Lapa/ Rio), numa noite que juntou cinco mil pessoas, o CD (com 14 músicas) e o DVD (com 16 e extras), têm como convidada especial a cantora Elba Ramalho em duas faixas, Eu só quero um xodó (Dominguinhos e Anastácia) e Festa do interior (Moraes Moreira e Abel Silva).
O item extra traz depoimentos de anônimos e alunos das oficinas Monobloco, contando sua relação com o grupo; e imagens do desfile do bloco no carnaval de 2009, tocando Morena tropicana (Alceu Valença). Produção da Universal Music e realização da Plap Peoduções Artísticas e MP, B Discos e Produções, o projeto tem direção de Gabriela Figueiredo e Gabriela Gastal (vídeo).
Celso Alvim, o maestro do Monobloco, fala com orgulho da comemoração dos 10 anos de batuque. ;Vemos na aceitação tão massiva do som que fazemos um reconhecimento do trabalho iniciado nas oficinas, nas quais, durante os ensaios, cada naipe merece atenção especial. Foram tantos percussionistas formados nessa primeira década que muitos acabaram migrando para outros grupos, para outros blocos;.
Desde 2007, o Monobloco Show tem feito, em média, 100 apresentações por ano. ;Os lugares que vamos com maior frequência são Brasília e São paulo. Depois vem Recife, Fortaleza e Natal. Temos ido, também em Manaus, Belém, Teresina, São Luis, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Por três vezes levamos a oficina e o show à Inglaterra, e já estivemos em Portugal, Austrália e Nova Zelândia. No começo de junho iremos para o Japão, onde existe muita gente interessada por precussão;, festeja o percussionista Mário Moura.
Monobloco 10
CD e DVD comemorativos dos 10 anos do grupo, com a participação especial de Elba Ramalho. Lançamento da Universal Music. Preço médio: DVD a R$ 40 e CD a R$ 25.
Confira trecho de música do grupo carioca Monobloco