O espetáculo 4 por 4, criado pela Cia de Dança Deborah Colker em 2002, está de volta aos palcos e ocupa a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 20h. ;É um espetáculo importante na história da companhia, porque foi o primeiro a relacionar a dança com outra categoria artística;, classifica Deborah. Desde quando estreou, 4 por 4 já foi exibido no Brasil e nos Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra e França. ;O título é uma metáfora com vários formatos 4 por 4, como a foto, o quadrado perfeito, a potência de um carro;, explica ela.
Dividida em quatro atos, a coreografia transita entre a dança e as artes plásticas com obras de artistas brasileiros, como Cantos, de Cildo Meireles, que trabalha com a ilusão da forma. Em Mesa, criada pelo grupo Chelpa Ferro, e Povinho, os bailarinos dançam sobre painel de 12m x 14m, ao som de Someday my prince will come (de Branca de Neve, da Disney), ;uma coreografia erótica, mas também infantil;, enxerga a coreógrafa.
Com direção artística dividida com Gringo Cardia e figurinos de Yamê Reis, os ingressos para as apresentações custam R$ 100 e R$ 50 (estudantes, maiores de 60 anos, professores, deficientes físicos, portadores do cartão Petrobras e BR distribuidora). Assinantes do Correio têm desconto de 50% no ingresso inteiro (cupom Sempre Você). Informações: 3325-6256. Classificação indicativa livre.