Em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), a exposição Quadrinhos e Ilustração, tradução para o português de Cómic e Ilustración Injuve 2008, apresenta obras de 16 jovens artistas da Espanha premiados na décima edição do Creación Injuve 2008, evento realizado pelo Instituto de la Juventud del Ministério de la Igualdad (Injuve). A mostra foi organizada em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) em países do Cone Sul e já passou por Peru, Paraguai, Uruguai e Argentina. No Brasil, já esteve em São Paulo e no início do mês chegou a Brasília.
O evento, realizado anualmente em Madri, desde 1998, reúne 165 artistas com menos de 30 anos premiados e selecionados na Convocatória Anual de Prêmios Injuve para a Criação Jovem. Dezesseis deles foram selecionados para participar da exposição, mas somente dois de cada categoria foram premiados. Em quadrinhos, os primeiros lugares ficaram com Raúl Ariño e Martín López Lam. Já na categoria ilustração, o prêmio foi para Raquel Aparicio e Gina M. Thorstensen.
"Esperamos que essa série de trabalhos possa estimular a produção artística dos jovens criadores que residem na cidade, para que dessa forma, cada vez mais, reivindiquem um espaço maior na sociedade", explica Paz Pérez Catalá, assessora cultural da Conselheria Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil.
De acordo com ela, o objetivo da mostra é apoiar jovens criadores ao mesmo tempo em que promove o trabalho realizado pelos artistas espanhóis por intermédio de seus painéis em outros países. "Dessa forma, procuramos estimular outras nações a apoiarem também eventos que promovam a participação de jovens criadores", completa.
Segundo ela, os desenhos são linguagens universais e se fazem entender em qualquer lugar, independentemente do idioma que se fale. "Isso contribui ainda mais para o sucesso da exposição." A organização planeja montar uma oficina de quadrinhos antes de 4 de março, quando a mostra sai de cartaz.
Quadrinhos e Ilustração
Galeria Rubem Valentim do Espaço Cutural Renato Russo (508 Sul; 3443-6039 e 3443-1559). Diariamente, até 4 de março, das 9h às 18h. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
O número
1998
Foi o ano em que teve início o Creación Injuve