Ney Conceição, um dos mais renomados contrabaixistas brasileiros, lança o CD Swingado nesta quinta, às 19h, com show no Teatro de Câmara da Escola de Música de Brasília (602 Sul), em que terá a companhia de Célio Vulcão (teclado), Zé Canuto (sax barítono), Lúcio Vieira (bateria) e Robertinho Silva (percussão) - músico que descobriu e lançou o instrumentista. A apresentação integra a programação da 32ª edição do Curso Internacional de Verão.
O repertório é formado por músicas do álbum, como América Central, Pro futuro, Resposta, Passando pelo carnaval, Seu Walter e Indauê Tupã (esta em parceria com Ruy Barata). Há, ainda, Mercado do siri, de autoria de Dori Caymmi. "São composições simples, dançantes, de fácil assimilação pelo público. O nome do disco já traduz isso. A proposta é sair do gueto para alcançar as grandes plateias, sem perder a qualidade instrumental", afirma o baixista. Swingado estará à venda no local por R$ 10.
Paraense de Belém, Conceição é de uma família de instrumentistas, tendo iniciado a atividade musical aos 10 anos de idade. Autodidata, teve como referência grandes nomes da MPB como João Bosco e João Donato. Com 20 anos de trajetória, lançou quatro CDs e o DVD Con vinte, e tem participado de gravações de discos de alguns dos maiores nomes da MPB.
A programação de hoje do Curso de Verão será aberta às 13h, com homenagem ao maestro Carlos Galvão, feita por Malu Mestrinho (mezzo-soprano), André Vidal (tenor) e Deyvison Miranda (piano), no Teatro da EMB. Outros destaques são o show em que o pianista Leandro Braga será acompanhado por Paulo André (violão), Lula Galvão (guitarra), Thiago Espírito Santo (baixo), Ted Falcon (violino) e Rafael Barata (bateria), no Teatro de Cãmara da escola; e o concerto da orquestra sinfônica, sob a batuta do maestro Kirk Trevor, que inclui no programa Sinfonia nº 3 (Beethoven) e trecho da ópera A flauta mágica (Mozart), no Teatro da Escola de Música. Todas as apresentações são gratuitas e têm classificação indicativa livre.