Lisboa - A Fundação José Saramago anunciou nesta terça-feira a reedição de um romance deste escritor português, prêmio Nobel de Liberatura em 1998, em benefício dos sobreviventes do terremoto que devastou o Haiti no dia 12 de janeiro.
Todos os lucros arrecadados com a reedição do romance intitulado "A jangada de pedra", que será lançado sexta-feira em Portugal ao preço de 15 euros, irão para o Fundo de emergência da Cruz Vermelha portuguesa, destinado a ajudar as vítimas do terremoto, destacaram a fundação e a editora Leya em comunicado.
"Editores, impressores, distribuidores e vendedores se uniram na iniciativa batizada 'uma jangada de pedra para o Haiti", acrescentou a fundação do escritor.
"Se vendermos um milhão de exemplares, serão 15 milhões de euros de ajuda", disse Saramago, citado no comunicado, destacando que o livro também será publicado na Espanha e na América Latina.
Neste romance, lançado em 1986, Saramago imaginava o cenário fantástico de uma península ibérica à deriva no Atlântico depois de ter-se desprendido do resto da Europa.