Los Angeles - O filme de ficção-científica Avatar superou oficialmente Titanic e se tornou o filme com maior bilheteria do mundo na história do cinema com 1,85 bilhão de dólares arrecadados, informou o estúdio Fox nesta terça-feira.
A superprodução futurista, dirigida por James Cameron e que estreou há seis semanas, ultrapassou Titanic, que estreou em 1997 e foi dirigido pelo mesmo cineasta, e que até agora ostentava o título de maior bilheteria com uma arrecadação de 1,843 bilhão de dólares.
[SAIBAMAIS]"Estamos profundamente satisfeitos de que tantos milhões de pessoas em todo o mundo tenham aceitado Avatar. O sucesso é o resultado de milhares de pessoas que, durante vários anos, trabalharam para criar a visão de James Cameron e dar vida a Pandora" - o planeta onde se desenvolve o filme - cuja produção custou cerca de 500 milhões de dólares - 300 milhões para produzir e 200 milhões em publicidade".
O futurista Avatar também foi o grande vencedor do Globo de Ouro, nas categorias melhor filme de drama e diretor, para James Cameron. Ao receber o prêmio de diretor, Cameron foi modesto. "Não estava preparado. Francamente pensava que Kathryn ganharia, ela merecia", disse, falando sobre sua ex-esposa, a diretora de Guerra ao Terror.
O diretor de Avatar superou ainda Clint Eastwood (Invictus), Jason Reitman (Amor sem Escalas) e Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios).
Cameron, de 55 anos, responsável por produções heróicas, como as duas primeiras versões de The Terminator (1984 e 1991); Aliens (1986) e True Lies (1994), é "um mago do cinema e um maestro da estratégia", segundo o analista Jeff Bock.
"O recém-nomeado Imperador da Terceira Dimensão, James Cameron, guiou Avatar para o topo das listas de êxito de bilheteria. Avatar fez o impensável e afundou Titanic como o filme com maior bilheteria da história na segunda-feira", disse Bock.
%u201CO filme de ficção-científica levou apenas 39 dias para marcar o recorde com 1,85 bilhão de dólares, enquanto Titanic navegou durante 41 semanas para chegar aos 1,843 bilhão de dólares", acrescentou o analista.
Quais são as qualidades que Cameron tem para fazer milhões com filmes que cativam tanto a crítica quanto o público? Para Bock, "Cameron tem essa rara combinação de mago de cinema e maestro estratégico, seus filmes não são apenas uma história que simplesmente acontece. No final, há um espetáculo e é preciso ver para crer".
"Seus filmes não seguem uma trilha, mas vão por um caminho e se convertem em parte do 'zeitgeist' (espírito de uma época) cultural do dia", apontou o especialista em bilheteria.