Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Twitter vira ferramenta para adiantar novidades do BBB

Diretor do programa diz que microblog dá voz à galera Desde a estreia do BBB10, o telespectador percebeu que essa seria uma edição diferente. Há mais participantes, a casa foi dividida em cinco grupos e as regras estão sendo alteradas, com mais imunidades e até dois líderes em uma semana. O que nem todos os telespectadores sabem é que uma parcela de internautas - os 142 mil que seguem o diretor do programa, J.B. Oliveira, o Boninho, no Twitter - realiza uma espécie de consultoria não oficial sobre o jogo. É no microblog que o diretor divulga informações em primeira mão, tece comentários sobre os participantes, atende a pedidos e pede opiniões. "O BBB é um programa que foi construído para ser comandado pelo público. O Twitter é mais uma ferramenta que dá voz à galera. Eu, assim como o Pedro (Bial, apresentador do reality) e os editores, estamos de orelhas abertas", afirma o diretor. A imunidade da sister Fernanda no primeiro paredão é exemplo disso. Foi graças à mobilização dos telespectadores que a dentista, depois de vencer a primeira prova de resistência, ganhou o benefício. E, claro, Boninho logo anunciou a novidade no microblog. "É uma troca justa. Se a galera acompanha, merece receber a notícia em primeira mão", diz. SUGESTÕES Quando decidiu que teria um Big fone do mal, o diretor também perguntou aos seguidores se eles achavam que quem deveria ser emparedado era quem atendesse ao telefone ou outra pessoa. E até nas festas o público consegue interferir, sugerindo músicas ao diretor. SEGUIDORES CURTEM Os seguidores de Boninho no Twitter celebram o uso da ferramenta. "Ele diz o horário do Big fone, troca informações e ainda tira algumas dúvidas", diz a assistente administrativa Glória Maria de Araújo Tupper, de 48 anos. Para a professora de inglês Mariana Guimarães Monteiro, de 36, Boninho acertou em escolher Serginho e Tessália para entrar no programa - os dois eram conhecidos no Twitter. "Diferentemente do que aconteceu nas outras edições, o público já falava do programa antes de ele estrear", opina. No microblog já existe um movimento para votar em Tessália quando ela for para o paredão - ela se livrou no último domingo porque votou em Marcela. O designer Rafael Gadben, de 30, que assiste ao programa pela internet - ele está fora do Brasil -, conta que, na festa da madrugada do dia 17, sugeriu ao diretor que a música Sweet child O' mine, do Guns N%u2019 Roses, tocasse. "O Boninho estava dizendo quais músicas seriam tocadas, e resolvi pedir uma. A sugestão foi atendida." Apesar de reconhecer essa troca de informações com seus seguidores, Boninho afirma que o jogo está mesmo na mão dos telespectadores. "O Twitter só acrescentou. Quem controla o jogo é o telespectador", garante.