Quem assistiu ao show dos ingleses da Black Mekon, que aconteceu no Landscape Pub, em julho deste ano, se impressionou com a criatividade e a energia dos músicos. Os roqueiros causaram grande impacto quando surgiram no palco usando ternos pretos e máscaras. "Mas que máscaras?", eles brincam ao serem questionados sobre o porquê do adereço. Em frente a uma plateia de olhares curiosos, a dupla - que de tão misteriosa não gosta nem de revelar os próprios nomes - também causou curiosidade ao tocar um blues que mais parecia punk. Ou seria o contrário? Hoje à noite, os excêntricos mascarados aportam novamente na capital para mais uma apresentação. Desta vez, eles são os convidados da festa Cansei de ser cult, no Velvet Pub.
Com um histórico de shows invejável, que inclui passagens por diversos paÃses, os músicos, que já tocaram ao lado de feras como a banda americana The Jon Spencer Blues Explosion, surpreendem ao contar que BrasÃlia foi um dos lugares onde eles mais gostaram de se apresentar. "A plateia foi incrÃvel. O show foi tão intenso que parecia que os amplificadores iam explodir", brinca o vocalista. Nascido em Birminghan, cidade industrial localizada ao centro na Inglaterra, o duo sempre convida algum baterista para as apresentações ao vivo.
Parceria
Hoje à noite, o convidado será o músico Marco Butcher, lÃder da Thee Butchers Orchestra, banda paulistana que segue o mesmo estilo da dupla - o blues punk. "Marco é um grande músico. Nós o conhecemos na internet e resolvemos nos juntar para fazer um som", comenta. O vocalista conta também que foi a convite do próprio Marco que eles vieram parar no Brasil pela primeira vez, em 2008. "Ele foi tocar na nossa cidade com a sua outra banda, o Jam Messengers, e falou que seria legal se fizéssemos uma turnê juntos pelo Brasil. Topamos na mesma hora", lembra.
Agora, a dupla confessa que vai ser difÃcil superar a façanha do primeiro show. "Vai ser um longo caminho, mas acho que nós vamos conseguir. Se todo mundo estiver pronto para se soltar, sem se preocupar com quem estiver olhando, e se nós conseguirmos fazer com que o ritmo tome conta do ambiente, acho que vai ser o tipo de show do qual todos vão voltar para casa com sorte", garante.
Serviço
Show da banda inglesa Black Mekon e discotecagem de Cookie Valentino, Maraskin, Alê dos Santos. Projeções do VJ Luna. Hoje, às 21h, no Velvet Pub (102 Norte), R$ 10.
Várias faces
Para alguns músicos, assim como para os roqueiros da Black Mekon, esconder o rosto acabou se tornando uma marca registrada:
Charley Patton
O americano foi considerado por muitos como o pai do delta blues. A gravadora que lançava seus discos, a Paramount, fez, em 1921, uma promoção para seus clientes, em que eles ganhariam alguns discos da gravadora se adivinhassem de quem era a foto do músico mascarado.
Buckethead
O guitarrista americano, que já trabalhou com bandas como Guns 'n' Roses, usa em seus shows uma máscara branca e um balde da Kentucky Fried Chicken (KFC), rede de restaurantes estadunidense, na cabeça.
The Mummies
Esses californianos foram uma das bandas de punk mais influentes dos Estados Unidos. Ficaram conhecidos pelos trajes esfarrapados, como de múmias, que usavam durante os shows.
David Bowie
Em 1968, na época do estouro do álbum The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars, o cantor começou a fazer apresentações exuberantes e ficou bastante conhecido por usar uma pintura no rosto em formato de raio.
Secos & Molhados
Foi uma das poucas bandas brasileiras a aderir ao estilo glam rock. Sempre apareciam com maquiagens inusitadas.
Paixão e fúria
Surgido no inÃcio do século 20, o Delta Blues é um dos estilos mais tradicionais. Foi originado na região do Delta do Rio Mississippi, nos Estados Unidos.
A guitarra e a harmônica são os instrumentos mais explorados, mas é na voz rouca e introspectiva do vocalista que marca o ritmo vindo da alma cheio de paixão e fúria.
Androgenia
Esse estilo musical nasceu na Inglaterra, no final dos anos 1960. Foi marcado pelos trajes e performances dos músicos que participavam %u2014 com muitos cÃlios postiços, purpurinas, saltos altos e paetês. Androgenia e rock %u2018n%u2019 roll também marcaram o estilo.
Ouça trecho da música I just really wanna be your man