Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Grupo Toque de Salto canta e toca sambas e MPB em show nesta segunda

O grupo vocal instrumental Toque de Salto, formado só por mulheres, está comemorando 10 anos de estrada com uma série de shows temáticos. Há 15 dias, se apresentou no Clube do Choro, homenageando Dorival Caymmy e hoje, às 19h30, volta a fazer tributo ao patriarca da música baiana, na Biblioteca Demonstrativa de Brasília. A entrada é franca.

Sandra Borges (voz e violão), Mônica Borges (voz e percussão), Silvana Moura (voz e percussão) e Marise Pinheiro (surdo e voz) são integrantes do Toque de Salto desde a criação do grupo. Durante uma década, as meninas passaram pelos mais diferentes palcos da cidade, com um trabalho consistente, no qual colocam em destaque o samba dos mestres ; sempre com arranjos próprios e elegância e originalidade.

Além de apresentações em teatros, bares, restaurantes, clubes e shoppings, o grupo tomou parte em vários projetos ; Arte por Toda Parte e Cultura em Conjunto, entre outros ;, abriu shows de artistas consagrados como Paulinho da Viola, Zé Luiz Mazziotti e Antônio Vieira e levou sua música a João Pessoa, Uberlândia (MG), Pirenópolis (GO) e até a Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola), na África. Com um CD demo gravado, planeja lançar o primeiro disco no próximo ano.

;Nosso repetório é formado, basicamente, por músicas de sambistas e de compositores brasileiros de outros estilos musicais. Buscamos imprimir às nossas apresentações um jeito alegre e brincalhão de tocar e cantar, que ajudou a formar nossa identidade. Tocando surdo, pandeiro, tantã e tamborim e com arranjos vocais e rítmicos, criamos nosso estilo;, explica a violonista e cantora Sandra. Junto com suas companheiras, ela subiu ao palco pela primeira vez com o Toque de Salto em julho de 1999, no Teatro do Sesc.

Foi ao participar do projeto Outras Bossas, no Café Cultural do Teatro da Caixa, ao lado da irmã Mônica, cantando canções de Caymmi, que Sandra teve a ideia de propor ao Toque de Salto um show em homenagem ao ;Buda Nagô; ; como o compositor, na passagem dos 90 anos, foi louvado por Gilberto Gil num samba. ;No dia 15 último, fizemos o show inicialmente no Clube do Choro. Lá, porém, tivemos que reduzir o número de músicas, pois dividimos o palco com o a banda Galinha Caipira Completa;.

Hoje, na Biblioteca Demonstrativa, o roteiro do show estará na íntegra e inclui sambas como O que é que a baaina tem?, Saudade da Bahia, Vestido de bolero, Maracangalha, Doralice e Suíte do pescador. ;Mesmo não tendo uma obra muito extensa, quase tudo que Caymmi compôs faz parte da memória afetiva dos brasileiros. Deixar alguma dessas canções de fora, leva as pessoas a fazer cobrança;, comenta Sandra. ;O show é dedicado ao cantor e compositor Carlos Bivar, que fará participação especial tocando gaiata harmônica;, acrescenta.

TOQUE DE SALTO

Nesta segunda, às 19h30, no Bilblioteca Demonstrativa (506/507 Sul). Entrada franca. Classificação indicativa livre.