Lá se vão quase nove anos desde que Leonardo Miggiorin estourou na TV como o Zezinho, de Presença de Anita. O público até hoje se lembra do personagem, mas a imagem do garoto raquítico e cheio de espinhas no rosto ficou definitivamente no passado. No ar como o sorveteiro Flavinho, de Viver a vida, o ator de 27 anos agora exibe braços malhados e pinta de galã. "Não acho que mudei tanto assim. Mas quem me viu aos 19 anos e está me vendo agora nota uma diferença, né?", diz ele, dando risada, enquanto devora uma picanha num restaurante à beira da Praia da Barra.
Miggiorin explica que a transformação física começou há cerca de dois anos, quando passou a praticar ioga e pilates, mais preocupado, segundo ele, com a saúde do que com a boa forma. E evoluiu ainda mais este ano quando a malhação e a natação também entraram na rotina, como preparação para seu personagem da novela: "Como o Flavinho é da praia, vive cantando as menininhas, tem tudo a ver um corpo mais atlético. As pessoas até me perguntam se tomei bomba, mas não foi nada disso. Não quero de jeito nenhum ficar bombado, colocar isso acima do personagem".
Vaidade
O ator admite, porém, que o trabalho não foi o único motivo de tanto empenho no cuidado com o corpo. A vaidade também contou. "Sempre quis estar bem, ter uma boa aparência. Não vivo para isso, mas quero agradar às pessoas. Eu me cuido, boto uma roupa legal para ir à balada, ponho um perfume bacana", diz ele. "Sou vaidoso, sim, não tenho vergonha de dizer isso. Mas é uma questão de autoestima, de jogar a meu favor".
Miggiorin se recorda com clareza da época em que fazia sucesso com Zezinho. Enquanto o personagem se envolvia com a bela Anita (Mel Lisboa), o ator sofria com a baixa autoestima. "Não confiava muito em mim, era inseguro, tenso", recorda. Hoje, a história é outra. Ele lembra que, numa noite recente, saiu para dançar e foi assediado até pela mãe de uma amiga. "Ficou louca, não se continha. Ela me olhava, pegava no meu braço, ficava falando sobre como eu tinha crescido e mudado", conta o ator, satisfeito com o efeito de seu novo visual sobre as mulheres. "Elas gostam, comentam na balada. Fico feliz, mas sossegado. Estou curtindo".
Na vida real, a relação de Miggiorin e Aparecida Petrowky já ultrapassou a simples amizade. A atriz acompanhou toda a entrevista. Poucos dias depois, os dois foram flagrados aos beijos no show de Maria Gadú, numa boate da Barra. Mas o ator despista, recorrendo a um sucesso na voz de Jair Rodrigues. "Deixa que digam, que pensem, que falem. Deixa isso pra lá, vem pra cá, o que é que tem?", cantarola ele. "Não quero que o pessoal influencie no profissional", despista.