Los Angeles - Lauren Bacall, a atriz americana de voz e olhar lendários, recebeu na noite de sábado um Oscar honorífico por sua carreira, na primeira cerimônia dos Governors Awards, em Los Angeles, Califórnia.
A atriz, que está com 85 anos, foi nomeada junto ao cineasta Roger Corman e do diretor de fotografia Gordon Willis, frente a um público de astros, entre eles Steven Spielberg, George Lucas, Quentin Tarantino, e os atores Kirk Douglas, Warren Beatty, Angelica Huston, Jeff Brigdes, Annette Bening, Morgan Freeman e Tom Hanks.
"Custa-me acreditar", declarou a atriz, ao receber o Oscar da mão de Angelica Huston, filha do cineasta John Huston, com que Bacall rodou "Key Largo" em 1948.
Durante seu discurso, Lauren Bacall prestou homenagem a inúmeros atores que marcaram sua carreira, desde Gregory Peck a Kirk Douglas, passando por Humphrey Bogart, que foi seu marido de 1945 até sua morte em 1957.
Com uma carreira de mais de 30 filmes, Lauren Bacall foi premiada com o Oscar somente uma vez, em "O amor tem duas caras", de Barbra Streisand (1996), na categoria de atriz coadjuvante.
Os Governors Awards antecedem a cerimônia do Oscars onde os governadores da Academia das Artes e as Ciências nomeiam os prêmios Oscar honoríficos no Kodak Theater em Hollywood.