Se, por enquanto, resta aos admiradores a espera de quase um mês para a estreia de Lua nova ; a continuação do cultuado Crepúsculo, que, na mesma linha de The vampire diaries, faz a ponte entre mundos de adolescentes e de vampiros ;, alguns outros produtos culturais podem abastecer ainda mais a curiosidade em relação aos aparentados de Drácula. Presente nas livrarias, O despertar ; Diários do vampiro entrega os primeiros passos na jornada astral que une a jovem Elena à dupla de vampiros Stefan e Damon. Quem quiser se adiantar, em relação à série apresentada pelo Warner Channel, a partir de 9 de novembro, terá a oportunidade da leitura de O confronto, o segundo volume assinado por L.J. Smith, prestes a chegar nas livrarias.
Há 20 anos familiarizado com estudos de magia, Marcos Torrigo se aplicou na redação do livro Vampiros ; Origens, lendas e mistérios (lançado pela Ideia & Ação, segmento da Matrix Editora). Extrapolando a descrição das origens do folclore em torno dos seres mortos-vivos, o autor lista curiosidades que cercam o arquétipo do mais ilustre morador da Transilvânia (Romênia). Além de explicar o embate figurado dos vampiros com o cristianismo, Torrigo avança sobre fatos que ligam a representação dos assustadores seres a culturas diversas, como babilônicas, indiana e asteca.
Terrorismo
Também no campo das letras, Noturno ; Trilogia da escuridão (volume 1) chama a atenção, uma vez que expõe a capacidade descritiva do cineasta mexicano Guillermo Del Toro, celebrado por filmes como O labirinto do fauno. Ao lado do escritor norte-americano Chuck Hogan, o diretor insere a figura do vampiro (corporificado pelo polonês Jusef Sardu, perseguido pelo professor Abrahan Setrakian) numa narrativa pontuada pela passagem por campos de concentração e por interação com alarmantes dados da cena contemporânea, que aglomera incerteza monetária, ações terroristas e uma genética viral direcionada para o mal.
No cardápio de sangue ofertado pelo mercado cultural desponta ainda mais um filme, O aprendiz de vampiro, a ser lançado em meados de janeiro. Na trama, com a curiosidade de deparar com mulher-barbada e lobisomem, o jovem Darren Shan toma o rumo de uma noitada num circo de horrores batizado de Cirque du Freak. Lá, ele entra em contato com um homem que não demora a revelar a natureza de vampiro dele. Darren recebe, então, o convite de integrar a trupe. À frente do filme está o diretor Paul Weitz (lembrado pela comédia Um grande garoto), que comanda atores como John C. Reilly (Chicago) e Willem Dafoe (Homem-Aranha).