Desde que soube que ia encarar a segunda vilã de sua carreira, a Kátia de Cama de gato, Nívea Stelmann decidiu seguir à risca os conselhos do diretor de núcleo Ricardo Waddington. Devorou filmes e livros. ;Vi desde A malvada até os longas mais atuais. Também li O psicopata mora ao lado, de Ana Beatriz Barbosa Silva, que me ajudou a entender que psicopatia não é mau-caratismo;, explica. Em 2003, Nívea deu vida a Maria da Graça, em Chocolate com pimenta, e vivia aprontando com a irmã, Celina (Samara Felipo). ;Maria da Graça brigava com Celina por causa de Guilherme (Rodrigo Faro). Mas Kátia é diferente, topa tudo por dinheiro;, compara Nívea, que entra no ar no capítulo de quinta-feira.
Inicialmente, Kátia é copeira da casa de Gustavo (Marcos Palmeira). Só que este é apenas um disfarce da vilã. Na realidade, ela é amiga de Verônica (Paola Oliveira) e vai ajudar a comparsa na vingança dela contra Alcino (Carmo Dalla Vecchia) e Gustavo. E isso não é tudo. Segundo Nívea, Kátia esconde um segredo do passado com o modelo Roberto (Dudu Azevedo). ;Ainda não sei qual é o mistério. Imagino que eles podem ter sido namorados no passado ou que a Kátia sabe de algum podre dele;, observa.
Nívea, que ficou um ano trabalhando como repórter do Vídeo show, não vê a hora de voltar a se ver na tevê. A atriz conta que, no programa, exerceu sua primeira vocação. ;Fiz três períodos de comunicação social. Queria ser jornalista, mas a vida me levou para a tevê;, conta. A atriz saiu de Paraíba do Sul, interior do Rio, para fazer faculdade na capital fluminense. Para ajudar a se manter, começou a trabalhar como modelo. Dali para a tevê foi um pulo. ;Todos os comerciais que tinham fala, a dona da agência colocava para eu fazer porque sempre fui extrovertida;, lembra.
Além de Kátia, Nívea tem fôlego para fazer outra vilã no teatro. No dia 1;, ela estreou a peça Um lugar chamado recanto, de Fred Mayrink, no Teatro Clara Nunes, no Rio. Na montagem, a atriz se transforma para interpretar a malvada Zizinha. A caracterização foi inspirada na pintora mexicana Frida Kahlo. Por conta disso, Nívea usa trança, sobrancelhas juntas e olheiras. Ao contrário da maioria das mulheres, no fim de semana a atriz tira o esmalte e fica feia. ;Zizinha é sisuda e eu choro quase a peça inteira. Mas vale a pena porque é um lindo musical;, afirma.