O ano de 2009 ficará marcado para sempre na vida de Leonardo Machado. Em agosto, ele ganhou um dos mais prestigiados prêmios do cinema nacional: o Kikito de melhor ator do Festival de Gramado, por sua atuação no filme Em teu nome, de Paulo Nascimento. Agora, faz sua estreia no horário nobre da Globo com seu primeiro papel de destaque na TV: Leopoldo, marido de uma paciente tratada por Ariane (Christine Fernandes). O personagem vai se envolver com a médica em Viver a vida. "Quando me convidaram, no dia seguinte à cerimônia em Gramado, falei que topava na hora, sem nem saber ao certo qual era a trama do personagem", conta o ator gaúcho, de 33 anos.
Só há pouco tempo ele descobriu que seu papel será polêmico. É que Leopoldo e Ariane vão se apaixonar e sofrer muito por isso. Principalmente porque Marta (Gisela Reimann), mulher dele, sofre de câncer e será operada por Ariane, mas não vai resistir à doença.
Vida real
Quando souber dessa relação, a filha de Leopoldo, Lívia (Isabel Melo), vai achar que Ariane deixou sua mãe morrer para ficar com o pai dela. "É uma situação delicada, vai ser bem pesado para os dois. Mas vai ser interessante. Pode despertar a pergunta: será que Ariane é boa ou será que é vilã?", opina o ator.
Além de pesquisar sobre doentes terminais de câncer, Leonardo foi buscar em sua própria experiência a inspiração para construir o personagem. Há cerca de dois meses, ele também viu um parente querido ficar doente, sem chances de recuperação. "Meu avô, que foi meu grande guru, o cara que me deu norte na vida, teve uma infecção no coração. O médico disse que não havia o que fazer, somente dar conforto a ele nos últimos momentos. Você fica sem chão quando recebe uma notícia assim", conta o ator.