A artista receberá as honras reservadas às principais personalidades da Argentina, com o corpo sendo velado neste domingo no Congresso. Mercedes Sosa, conhecida como ;La Negra; por seu longos cabelos negros, foi uma das artistas argentinas mais populares das últimas quatro décadas. Nascida em 9 de junho de 1935, foi dona de uma das vozes mais representativas do cancionário popular argentino e da América Latina e gravou mais de 40 álbuns ().
Sosa lançou recentemente o álbum duplo "Cantora" e foi indicada este ano para o Grammy Latino por melhor álbum e melhor cantora de álbum folclórico.
Veja o clipe Gracias a la Vida, de Mercedes Sosa
Ativista política, entre os grandes momentos de sua carreira figuram as apresentações que fez na Capela Sistina do Vaticano (1994), no Carnegie Hall de Nova York (2002) e no Coliseu de Roma (2002) para pedir pela paz no Oriente Médio.
Sosa era considerada uma das maiores difusoras da obra da cantora e compositora chilena Violeta Parra, além de ter gravado junto a diversos artistas, como os cubanos Silvio Rodríguez e Pablo Milanés e os brasileiros Milton Nascimento, Fagner e Beth Carvalho.
[SAIBAMAIS]