Paloma Bernardi está nas nuvens. A atriz passou mais de cinco anos tentando um papel na tevê e mal finalizou as gravações de Os mutantes, na Record, assinou contrato com a Globo para interpretar a doce Mia, de Viver a vida. Na atual novela das oito da emissora, ela vive a filha mais nova de Marcos (José Mayer) e Tereza (Lilia Cabral). Entre as três filhas do casal ; as outras são Luciana (Alinne Moraes) e Isabel (Adriana Birolli) ; Mia é, de longe, a queridinha. Mesmo sendo adotada. ;O que o texto me passa é que existe uma gratidão pelo fato de ela ter sido acolhida pela família. Por isso, tenta agradecer a todos apaziguando os conflitos;, analisa Paloma.
A mesma gratidão que Mia parece demonstrar pelos pais adotivos transparece no discurso de Paloma quando a atriz comenta o que mais tem ouvido de seus conhecidos. Até o início do ano, ela gravava como a aventureira Luna de Os mutantes, na Record. Mas sua personagem não foi aproveitada em Promessas de amor, terceira parte da trilogia Caminhos do coração, e Paloma começou a procurar vaga em outros trabalhos. Por isso, foi chamada para o teste da novela de Manoel Carlos. ;As pessoas dizem que cheguei rápido na Globo. Mas poucos sabem o que penei até chegar aqui;, defende-se ela, que não gostava nem um pouco quando chamavam Os mutantes de ;novela bizarra;. ;É impressionante o número de crianças que me reconhecem até hoje. Era para outro público, completamente diferente do texto do Manoel Carlos. Isso não significa que me orgulhe mais de uma do que de outra;, pondera.
O reconhecimento em relação a seu trabalho na Record é facilmente explicado quando a jovem conta sua trajetória até ingressar na emissora. Desde os 4 anos, Paloma grava comerciais e trabalha como modelo. Em 1996, estreou em novelas, quando passou em um teste para a trama infanto-juvenil Colégio Brasil, do SBT. ;Fiquei um ano no ar e me diverti demais. A gente brincava muito, era um clima de colégio mesmo;, lembra. Depois de sentir o gostinho de atuar na tevê, Paloma só conseguiu voltar ao veículo em 2008, com a escalação para Os mutantes. ;Estudei teatro e fiz faculdade de rádio e tevê em São Paulo. Fiz vários testes nesse período, mas não aconteceu;, resume.
Agora estampando o rosto na novela de maior audiência da tevê brasileira, Paloma não quer correr o risco de fazer feio no ar. Por isso mesmo, estuda com atenção todos os capítulos que recebe e tenta aproveitar ao máximo a experiência dos colegas de cena. E já no primeiro dia de gravação precisou se segurar para não transparecer o nervosismo. ;Minha primeira cena tinha o José Mayer, a Lilia Cabral e a Taís Araújo. É um time de peso, não quero destoar no meio deles;, afirma.