Recontar na TV uma célebre história de amor ambientada na década de 50, quando o centro das atenções na sala ainda era o rádio, foi uma proposta tentadora para a autora Maria Adelaide Amaral. Ela aceitou o desafio e, em janeiro do próximo ano, coloca no ar a minissérie Dalva & Herivelto - que resume a trajetória do casal Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, intérpretes de composições famosas na década de ouro do rádio.
As gravações começaram já na semana passada. Para reconstruir a história, a novelista escalou dez pesquisadores e organizou jantares entre familiares do casal e o elenco. Ela também se debruçou sobre a obra Minhas Duas Estrelas, em que o cantor e compositor Pery Ribeiro fala sobre a rotina, as discussões e a paixão dos pais Herivelto e Dalva.
Escalados pelo diretor Dennis Carvalho para dar vida aos protagonistas, Fábio Assunção e Adriana Esteves (foto) também têm voltado à década de 50: são aulas de canto, pesquisa sobre os dois músicos e adaptações no visual. Há mais de um mês, Assunção tem se encontrado uma vez por semana com o músico Alfredo Del Penho para criar intimidade com o violão e afinar sua voz.
Pery Ribeiro também tem apoiado o elenco. Em encontros quase semanais com Assunção e Adriana, ele relata como era a rotina da família durante sua infância. "Assim que a minha mãe chegava do show, entrava na sala, jogava o sapato de lado e colocava o avental para fazer macarrão", contou para Adriana. Já para Assunção, destacou o jeito duro do pai. "Ele sempre foi muito disciplinado, rígido com os filhos. E os dois brigavam, sim, mas morreram apaixonados".
A comediante Fafy Siqueira irá viver Dercy Gonçalves na minissérie (no próximo ano ela repete a dose na peça Dercy por Fafy). Para encarnar a vedete dos anos 50, emagreceu 16 quilos e na próxima semana, deve clarear os cabelos ou ganhar uma peruca. Na minissérie, Dercy é a melhor amiga de Dalva e aparece de uma forma diferente daquela que a tornou famosa: bem careta e sem falar palavrões.