Foi batido o martelo. O filme "Salve Geral", do diretor Sérgio Resende, vai concorrer pelo Brasil a uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010. A escolha foi anunciada nesta sexta-feira pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.
Com um orçamento de R$ 9 milhões, o filme é baseado nos ataques da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) à cidade de São Paulo em 2006. O ataque foi organizado por membros da quadrilha de dentro de penitenciárias do estado. No elenco, Andréa Beltrão interpreta uma professora de piano que se vê envolvida no episódio, após ter seu filho adolescente preso dias antes.
Segundo o secretário do Audiovisual, Sílvio Da-Rin, três critérios foram utilizados na seleção do longa brasileiro: a qualidade técnica e artística, o valor investido na produção e a contemporaneidade do tema.
Dez filmes brasileiros concorriam à vaga: "Jean Charles", de Henrique Goldman, "Se nada mais der certo", de José Eduardo Belmonte, "Besouro", de João Daniel Tikhomiroff, "Síndrome de Pinnochio - refluxo", de Thiago Moyses, "O menino da porteira", de Jeremias Moreira, "Feliz natal", de Selton Mello, "A festa da menina morta", de Matheus Nachtergaele, "Budapeste", de Walter Carvalho e "O contador de histórias", de Luiz Villaça, além de "Salve Geral".
A lista de filmes indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro será divulgada em janeiro. A cerimônia de premiação está marcada para 7 de março de 2010, em Los Angeles.