Madri - O ator britânico Ian McKellen, famoso pela interpretação do mago Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis, receberá o prêmio Donostia em reconhecimento pela carreira no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián.
O festival, de 16 a 28 de setembro, decidiu premiar "um dos maiores atores britânicos do cinema, teatro e televisão", informou a organização do evento.
McKellen, que tem o título de Sir, receberá o prêmio no dia 23 de setembro no centro Kursaal de San Sebastián, sede do festival.
Nascido em Burnley (Inglaterra) em 1939, McKellen é um ator de de enorme versatilidade, que interpreta de clássicos a superheróis e que venceu o prêmio de melhor ator no festival espanhol em 1998 por Deuses e Monstros, de Bill Condon.
McKellen estreou no teatro e em 1969 já era considerado o principal ator de sua geração, mas sua carreira cinematográfica começou relativamente tarde.
Filmes como O Outro Lado da Nobreza e Seis Graus de Separação chamaram a atenção da crítica, assim como O Aprendiz.
Mas a explosão definitiva para o grande público veio com o vilão Magneto na série X-Men e, ainda mais, com o mago Gandalf na trilogia O Senhor dos Anéis, papel que voltará a interpretar em O Hobbit.
Longe das câmeras, McKellen tem papel importante na defesa dos direitos dos homossexuais desde que, há 20 anos, revelou sua orientação sexual. Ele é cofundador da organização Stonewall UK.