Paris - Toda a discografia dos Beatles em versão remasterizada começará a ser vendida em todo o mundo na próxima quarta-feira, 9 de setembro, o que é muito esperado pelos fãs, que continuam impossibilitados de obter legalmente as músicas do grupo na internet.
Os fãs dos Beatles pedem há muito tempo a remasterização, pois consideram que a reedição original das obras do grupo em CD em 1987 não estava à altura dos vinis.
Para concluir o trabalho, uma equipe de engenheiros trabalhou durante quatro anos sobre as faixas originais do estúdio de Abbey Road, em Londres, onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrisson e Ringo Star gravaram quase todas as canções.
A remasterização consiste em voltar a gravar as faixas realizadas no passado e melhorar a qualidade com as tecnologias de pós-produção digitais.
Desde o anúncio da reedição, os fóruns e blogs se multiplicaram na internet para analisar até que ponto a obra do grupo de Liverpool poderia ser retrabalhado sem perder o aspecto original.
"A decisão foi a de suprimir, quando era possível e desde que a integridade das canções fosse preservada, os cliques elétricos, os ruídos dos microfones relacionados com a voz (especialmente com a pronúncia da letra 'p') e os silvos excessivos", explicou a gravadora.
Os CDs reeditados serão vendidos por unidade e em uma caixa. Cada álbum tera a capa original inglesa e será acompanhado por um livreto e um minidocumentário.
A coleção completa será formada por 14 álbuns em estéreo distribuídos em 16 CDs. Para os fãs mais radicais será possível comprar uma segunda caixa com toda a obra gravada em mono.
A poucos meses do Natal, ninguém na indústria duvida do êxito comercial da reedição, ainda mais porque coincidirá com o lançamento do jogo eletrônico The Beatles: Rock Band.
Mas nem tudo são boas notícias para os fãs, já que eles ainda terão que esperar para fazer o download legal das músicas dos Beatles na internet, uma vez que as negociações ainda não foram concluídas.