Nova York - Um retrato de Michael Jackson feito em 1984 por Andy Warhol e colocado à venda por uma casa de leilões de East Hampton (nordeste de Nova York) despertou interesse fenomenal após a morte do rei do pop.
O quadro havia sido adquirido por menos de 300.000 dólares em maio deste ano em um leilão na Sotheby's, e o comprador decidiu vendê-lo depois do falecimento de Jackson, que morreu em consequência de uma parada cardíaca no dia 25 de junho.
O leilão foi marcado a princípio para o dia 12 de julho, mas o dono da galeria Vered Art, de Long Island, Janet Lehr, explicou que adiou a venda "por causa da enorme quantidade de pessoas que ligaram pedindo informações".
O leilão foi retomado nesta quinta-feira com o preço mínimo fixado em 800.000 dólares, mas a estimativa dos vendedores é que o preço final chegue a até 10 milhões de dólares.
A venda será concluída no dia 18 de agosto. A Vered Art afirma já ter recebido várias ofertas acima de um milhão de dólares. "Estamos impressionados", disse Lehr.
O quadro, que tem 76,2 x 66 cm, é um dos principais retratos de Michael Jackson pintados por Warhol, segundo os venderores.
Lehr não revelou o nome do atual proprietário da obra, que a adquiriu por 278.500 dólares no dia 13 de maio na Sotheby's.