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Entenda como o marketing digital é usado para atrair clientes

Estratégias de marketing digital e inbound marketing adaptaram as vendas de produtos e serviços e a captação de clientes utilizando sites e redes sociais

postado em 13/12/2018 16:00

Texto: Luana G. Silveira
Edição: Camila de Magalhães

Composto por 4 estágios, o funil de vendas mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio

Junto com a transformação digital, vieram as redes sociais e as mudanças no comportamento de compra do consumidor, que deixou de ser atingido apenas pelas estratégias tradicionais de marketing. Antes dessa transformação, os métodos aplicados pelas marcas para a captação de clientes passavam pela venda por telefone, e-mail e estandes de vendas, por exemplo, o que impactava em um alto custo para o empresário, além de interferir no cotidiano do consumidor.

Nesse sentido, o inbound marketing, também chamado de marketing de atração, é uma estratégia adequada às novas tecnologias. Em vez de buscar o cliente, o inbound atrai um público-alvo por meio de conteúdos relevantes, que agregam valor. O público-alvo para o produto/serviço oferecido deve ser específico. E o conteúdo a ser produzido para esse público não deve, necessariamente, ter a intenção de venda. Para atingir a atração, os conteúdos não são baseados exclusivamente no produto a ser vendido, mas, sim, contêm informações acerca de todos os assuntos relacionados a ele.

Esses conteúdos criam um relacionamento empresa-consumidor, que, ao final do processo, faz com que o público atingido reconheça a marca como referência no ramo. Após a conquista, essas pessoas podem chegar a promover o produto/serviço, indicando o mesmo em seu círculo social. Dessa maneira, as estratégias do marketing de atração alcançam o público certo para a marca.

CAMINHO ATÉ A COMPRA: FUNIL DE VENDAS

O chamado funil de vendas marca o caminho que o consumidor segue, desde o conhecimento da marca até a compra do produto. No topo do funil, se encontra o conteúdo especializado que chega ao acesso de um possível cliente que busca por tal assunto. No meio do funil, esse conteúdo passa a apontar soluções para o problema do consumidor, e já pode ser relacionado às soluções oferecidas pelo produto/serviço que a empresa oferece. O último estágio é conhecido como fundo do funil, caracterizado pelo momento de avaliação e decisão de compra. Nessa etapa, o consumidor já está praticamente decidido sobre como irá resolver seu problema. Assim, avalia se a solução da marca, que está oferecendo conteúdo informativo a ele, faz sentido para seu problema, e se é a melhor solução. Feitas as considerações, a decisão de compra é tomada.

COMO IMPLEMENTAR O INBOUND MARKETING

No vídeo abaixo, o especialista Gustavo Broilo explica os quatro passos para a implementação da estratégia a uma marca. Ele é gerente comercial da RD ; Resultados Digitais, empresa de softwares que auxilia outras iniciativas a trabalhar com marketing digital, com uma ferramenta própria, já utilizada em mais de 20 países, e a metodologia de Máquina de Crescimento

  1. Ter um site próprio da marca para o marketing digital.
  2. Converter visitantes do site em contatos fixos da empresa para futuro envio de conteúdo.
  3. Trabalhar o relacionamento com os contatos captados.
  4. Fazer com que seu contato se torne um cliente por meio do fechamento de conteúdo oferecido, que leve à venda do produto/serviço.

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