Correio Braziliense
postado em 26/07/2020 17:03
O futurista Gilberto Lima, presidente do Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, lança, em parceria com o Correio Braziliense, o blog "O futuro já começou". O espaço será dedicado a conteúdos sobre os impactos da nanobiotecnologia, da neuroplasticidade, da dupla exponencialidade quântica, entre outros conceitos, nos próximos anos na vida da sociedade.
“Minha maior preocupação é que estamos literalmente expostos a uma sequência de tsunamis tecnológicos disruptivos. Esses tsunamis só têm uma leitura instantânea: cada um deles traz um impacto social muito forte. E as pessoas não têm ideia de como serão impactadas”, explica Gilberto Lima.
No blog “O futuro já começou”, Lima pretende trazer para o radar coletivo o entendimento dos “tsunamis tecnológicos disruptivos” em diferentes áreas. “O mundo está se movendo e não espera o Brasil. E as soluções que o planeta está buscando, nós estamos ficando muito distantes”, aponta. “Como se preparar para surfar esses tsunamis? Em que momento desses fenômenos nós, bem preparados, podemos tê-los a nosso favor? Isso é o que eu pretendo, como futurista, contribuir em minha parceria com o Correio, para assim traduzir os impactos que essas mudanças vão acarretar socialmente”, conclui.
Gilberto Lima é graduado em Comércio Exterior, com 25 anos de atuação. Também é pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade de Brasília. Tem passagens pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e pela Unidade de Internacionalização de Empresas pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). É membro fundador do Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social (2014), o qual atualmente é presidente.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.