Ciência e Saúde

Veja como serão os hotéis espaciais que o voo da SpaceX tornará possíveis

O envio de astronautas para a Estação Espacial Internacional por uma empresa privada é o pontapé inicial de um novo setor de negócios: o turismo epsacial, que terá até hotéis de luxo com vista para Terra

Já pensou passar umas férias fora da Terra? Parece coisa de filme, mas está cada vez mais próximo de ser uma realidade. O tão aguardado voo da nave Crew Dragon, da empresa SpaceXque ocorreria na quarta-feira (27/5), mas acabou adiado devido ao mau tempo, promete ser um importante passo rumo ao turismo espacial

Se tudo der certo, esta será a primeira vez que um veículo particular levará astronautas até a Estação Espacial Internacional (ISS). E com a entrada da iniciativa privada no ramo dos voos espaciais, a exploração comercial do setor terá dado o pontapé inicial. 

A ideia é que viagens espaciais deixem de ser exclusividade de astronautas e, apostando na tendência, diferentes iniciativas planejam construir hotéis no espaço, com cabines e até quartos de luxo com "vista para a Terra".

Não é possível garantir quais dessas ideias realmente sairão do papel, mas os projetos já apresentados dão uma boa ideia de o que empresários, arquitetos e engenheiros têm em mente para os hotéis espaciais.


O cinco estrelas mais perto das estrelas

Uma das iniciativas que entrou na corrida do turismo espacial é a The Gateway Foundation, autora de um dos mais ambiciosos projetos do tipo: a Estação Espacial Von Braun. Batizada com o nome do polêmico engenheiro alemão Wernher von Braun — que, após trabalhar para os nazistas, ajudou os Estados Unidos a erguer a Nasa —, a estação pretende ser um verdadeiro hotel 5 estrelas em órbita da Terra.

Com capacidade de acomodar até 100 turistas, o projeto prevê gravidade artificial para que os hóspedes caminhem normalmente, como nos filmes de ficção científica. O design prevê ainda o formato de uma roda de 190 metros de diâmetro, que será inaugurada em 2025. A conferir. 

Para se sentir um astronauta

Já a Orion Span lançou há alguns anos o projeto da Estação Aurora, incialmente prevista para ser inaugurada no fim de 2021 para que os hóspedes chegassem já em 2022.

A estação é mais modesta que o hotel Von Braun e se assemelha mais à Estação espacial Internacional. Os hóspedes flutuarão em um espaço bem menor, de 13,3m por 4,3m, a 320km acima da Terra.
A estrutura, disse o fundador da Orion Span, Frank Bunger, garantiria preços mais "acessíveis", o que significa desembolsar US$ 9,5 milhões para uma estada de 12 dias. Mas calma, a passagem está incluída! 

Chalés espaciais

O plano da Bigelow Aerospace é construir o Módulo de Atividade Expansível Bigelow (BEAM), que consiste em uma linha de "estações espaciais totalmente autônomas e conectadas", como "chalés" individuais. "Essas estruturas únicas que abrigam seres humanos permanentemente serão as maiores e mais complexas estruturas já conhecidas como estações para uso humano no espaço", declarou a empresa.  

Hotel da Nasa? 

Em janeiro deste ano, a Axiom Space, responsável pela SpaceX, foi escolhida pela Nasa para construir um hotel na Estação Espacial Internacional (ISS). O projeto ficaria pronto em 2024. A ideia não é bem que o espaço seja usado para o turismo, mas sim para que astronautas representantes de empresas possam ir até a Estação Espacial. Para isso, eles teriam que desembolsar cerca de US$ 35 mil por dia.