Correio Braziliense
postado em 09/03/2020 16:15
Há boas chances de espetáculo no céu de Brasília na noite desta segunda-feira (9/3), com a ocorrência de uma superlua. A superlua recebe este nome porque, além de ser lua cheia, o satélite natural fica à menor distância da Terra (o chamado de perigeu). Como resultado, ela aparenta até 30% maior que nos demais dias de lua cheia e com um brilho 14% mais intenso.
O perigeu ocorreu às 14h48 desta segunda-feira, momento em que ainda não era possível ver o satélite de Brasília. Mas, segundo astrônomos, às 19h ainda será possível apreciar a superlua.
Possibilidade de chuva
Não é preciso equipamentos especiais para observar o fenômeno, mas, para os brasilienses, é preciso torcer para a chuva não estragar a festa. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que chova em Brasília durante a noite. É possível, também, acompanhar o fenômeno pela internet (assista abaixo).
A próxima superlua será em 8 de abril. Para saber mais informações sobre os horários da lua em cada lugar, consulte o site Time and Date.
Acompanhe ao vivo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.