Segundo informações do Ministério da Saúde, a iniciativa permitirá que cerca de 10 milhões de pessoas passem a ser assistidas com serviços da Atenção Primária, que é a principal porta de entrada do SUS, para garantia do acesso a cuidados fundamentais de promoção da saúde e prevenção de doenças. Serão credenciadas 1.430 novas Equipes de Saúde da Família; 1.472 novas Equipes de Saúde Bucal; 6.287 novos Agentes Comunitários de Saúde; 565 novos Laboratórios de Próteses Dentárias; 140 novos Polos de Academias da Saúde; 50 novos Centros Especializados em Odontologia; 27 novas Equipes de Saúde Prisional; 10 novas Equipes de Consultórios na Rua; 6 novas Unidades Odontológicas Móveis.
;Que a gente reconheça as pessoas como o principal sujeito de direitos deste nosso sistema, e que tenhamos uma atenção básica que não seja simplesmente a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas sim que essa atenção primária seja a coordenadora do sistema e possa levar esta pessoa aos portos seguros de complementariedade, para clínicas especializadas, para que possamos dar resolutividade à atenção primária, e possamos dar mais diagnósticos, e possamos chegar mais cedo às terapias inúmeras que virão no século vinte e um;, discursou o ministro da Saúde durante o evento.
;Nós iremos aumentar, ao máximo, a resolutividade da base, porque é ela a alma do Sistema Único de Saúde, e vocês (secretários municipais de Saúde) serão as pernas desse sistema de saúde. Nós não vamos deixar ninguém para trás;, frisou Mandetta.