Nações Unidas, Estados Unidos - A Assembleia Geral da ONU adotou, nesta quinta-feira (10/5), um plano de trabalho com a ideia de elaborar um futuro pacto ambiental que poderia dar continuidade ao Acordo de Paris sobre o clima.
Uma resolução neste sentido foi adotada por uma maioria de 143 países dos 193 membros das Nações Unidas. Estados Unidos, Rússia, Turquia, Irã, Filipinas e Síria votaram contra. Sete se abstiveram, enquanto vários outros não estiveram presentes na votação.
"A degradação sem precedentes do nosso meio ambiente" expõe o planeta "a consequências dramáticas" como "a degradação de recursos naturais, os êxodos, o recrudescimento dos conflitos", destacou o embaixador francês na ONU, François Delattre.
A resolução adotada nesta quinta cria um grupo de trabalho encarregado de identificar as lacunas do direito internacional no tema ambiental e avaliar a necessidade de um novo instrumento internacional. As recomendações da Assembleia Geral são esperadas para até meados de 2019, com a perspectiva de uma convocatória posterior a uma conferência intergovernamental.
Em setembro, o presidente francês, Emmanuel Macron, lançou a ideia deste pacto mundial sobre o meio ambiente que seria o primeiro acordo internacional jurídico a incluir o conjunto de direitos ambientais em um documento único.