[SAIBAMAIS]A nutricionista Marina Oliveira Duarte, 22, aconselha que a pessoa com diabetes deve evitar longos períodos em jejum, para não causar hipoglicemia, que é quando a pessoa nesta condição tem baixos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar sintomas como confusão mental, palpitações, tremores e ansiedade. "Até o horário da ceia, é importante que essa pessoa ingira algo como frutas, castanhas, amêndoas", explica a especialista. Outra orientação importante é optar por alimentos integrais, alimentos assados, cozidos e grelhados, e evitar o consumo de álcool. Caso prefira beber, a pessoa deve se manter hidratada com água.
A atendente Ana Clara, de 22, é diabética desde os 5 anos de idade e disse que convive bem com a doença. "Na minha ceia de natal não tem uma comida separada pra mim, é bem tranquilo. Como não sou uma pessoa muito fã doce, eu não cedo a tentações sempre, mas aquelas beliscadinhas acontecem", conta.
A médica endocrinologista Adriana Lofrano, do Hospital Universitário da UnB, ressalta que a ceia não deve ser uma tortura para pessoa diabética. Com moderação e cuidado, o sujeito pode curtir à vontade. "Pensar antes de comer, tomar decisões mais saudáveis, e aí sim poder curtir com leveza e alegria um prato bonito e saboroso do Natal", comenta a especialista.
Veja algumas dicas da nutricionista:
; Utilizar pratos menores. Assim é mais fácil visualizar a quantidade de comida e porções
; Ficar atento aos petiscos que ficam na mesa. Eles têm calorias, e, às vezes, muito sal ou açúcar na composição
; Comer devagar
; Priorizar alimentos frescos, não processados, não embutidos e com menores quantidades de açúcares e gorduras saturadas
; Prefira temperos e molhos naturais
; Limitar a quantidade de bebida alcoólica ingerida
*Estagiária sob supervisão de Jacqueline Saraiva