Uma barata viva dentro do crânio de uma mulher indiana de 42 anos levou a uma cirurgia inédita e bizarra, na Índia. A paciente, identificada apenas pelo primeiro nome, Selvi, relatou aos cirurgiões que tinha sensações estranhas ao redor do nariz e dos olhos, antes da retirada do inseto.
[SAIBAMAIS] Quem alertou para os sinais de um possível problema de saúde foi o enteado da paciente, que decidiu levá-la a um hospital público na cidade de Injambakkam, Sul da Índia. Segundo o site de notícias local The New Indian Express, Selvi estava dormindo quando a barata entrou na cabeça dela, provavelmente pelo nariz. Ela chegou a tentar retirar o inseto, mas não conseguiu. Depois de uma endoscopia nasal, os médicos encontraram a barata viva, entre os olhos da paciente. "Este é o primeiro caso do tipo que eu vi em três décadas de medicina", disse o médico M. N. Shankar ao site indiano.
A mulher contou que sentia fortes dores de cabeça antes de visitar o hospital. "Eu não consigo explicar a sensação, mas eu tinha certeza que era um inseto, parecia um zumbido. Toda vez que ela se movia, eu sentia meus olhos queimando. Passei a noite toda desconfortável, esperando um médico me atender", disse Selvi.
Apesar do enorme desconforto de ter uma barata viva caminhando em seu crânio, os médicos disseram que se o inseto tivesse morrido, poderia ter prejudicado o cérebro de Selvi. "Ela apareceu na hora certa. Se tivesse ficado dentro dela, a barata teria morrido e a paciente teria uma infecção que iria se espalhar para o cérebro", explicou Shankar.