No experimento, os cientistas analisaram oito homens saudáveis, que tiveram amostras de sangue colhidas e foram orientados a ingerir um suplemento de gelatina reforçado com vitamina C. Uma hora depois da ingestão, os voluntários realizaram cerca de cinco minutos de atividades de alto impacto, como pular. No fim, os pesquisadores voltaram a analisar o sangue dos participantes, dando foco na quantidade de aminoácidos, substâncias responsáveis pela ação do colágeno.
O suplemento de gelatina aumentou os níveis de aminoácidos e de marcadores ligados à síntese de colágeno. ;As articulações são todas feitas de colágeno por fibroblastos (células do tecido conjuntivo). A gelatina também é feita de colágeno. Além disso, esse alimento tem peptídeos pequenos, que contêm hidroxiprolina. Esse aminoácido raro estimula os fibroblastos na produção de mais colágeno. Assim, com essas duas propriedades ; ativar as células e dar a elas os blocos de construção de que precisam ;, a gelatina se torna um alimento perfeito;, detalha o autor.
Segundo os investigadores, a adição de gelatina e vitamina C também ajudaria na prevenção de lesões e na reparação de tecidos. ;Essa combinação pode ser usada na reabilitação de ossos, tendões, ligamentos e lesões de cartilagem. Em testes feitos em modelos de laboratório, estamos observando melhorias no uso desse tratamento após uma ruptura óssea;, adianta Baar.