Washington, Estados Unidos - O avião Solar Impulse 2 deve retomar sua volta ao mundo no dia 15 de abril saindo do Havaí, desde que as condições climáticas sejam favoráveis, rumo à América do Norte, informou na quinta-feira (31/3) uma porta-voz da organização.
A volta ao mundo do Solar Impulse 2, um avião experimental suíço que só utiliza energia solar, teve de ser suspensa temporariamente em julho, na metade de seu trajeto de 35.000 km.
[SAIBAMAIS]O aparelho ficou parado por vários meses para reparar as baterias, danificadas durante a última etapa através do Pacífico, uma viagem recorde de cinco dias e cinco noites entre Nagoya, no Japão, e o arquipélago do Havaí. No final de fevereiro, realizou seu primeiro voo teste.
Agora, são avaliadas três opções para continuar com o percurso: Riverside, perto de Los Angeles, Mountain View, perto de San Francisco (ambos na Califórnia), e Phoenix (Arizona).
O objetivo é chegar ao aeroporto JFK de Nova York para posicionar o SI2 para a travessia do Atlântico. Desde que partiu de Abu Dabi em 9 de março de 2015, o Solar Impulse 2 percorreu cerca de 18.000 km.