;A amamentação prolongada foi associada com reduções significativas em ambas complicações: resfriados e infecções do ouvido, que são comuns no frio. É provável que as intervenções médicas nas últimas décadas, como o uso de vacinas e a diminuição do fumo, também tenham ajudado a reduzir incidências de infecção no ouvido, gripe e até a pneumonia;, declarou Chonmaitree.
Ela e a equipe ressaltam que os resultados obtidos são muito importantes, já que as infecções de ouvido, como a otite média aguda, são um dos principais motivos para visitas a pediatras e, caso ocorram em crianças com menos de 6 meses, podem aumentar os riscos de se tornarem frequentes mais tarde.
Infecção bacteriana
Ocorre geralmente após resfriados, quando o germe da garganta migra para o ouvido. Pode surgir também durante doenças infecciosas recorrentes na infância, como o sarampo. Os sintomas incluem dores fortes, diminuição da audição, falta de apetite e secreção no ouvido. O tratamento envolve o uso de antibióticos e de analgésico. Caso não seja combatida corretamente, pode causar surdez.