Fragmentos de metatarso de um dinossauro e fósseis com 70 a 95 milhões de anos foram descobertos no estado mexicano de Chihuahua, no Norte, informou hoje (17) o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) do país.
[SAIBAMAIS]Foram descobertas 17 áreas dispersas com amostras de fósseis entre os municípios de Ojinaga, na fronteira com os Estados Unidos, Coyame de Sotol e Aldama, no Deserto de Chihuahua, as quais poderão precisar os limites do mar durante o período Cretáceo nessa região do planeta.
O Inah informou em comunicado que "a maioria dos fósseis localizados é marinha e corresponde a animais invertebrados: diversas espécies de conchas, caracóis e amonites".
Em uma das áreas com fósseis em Aldama foram descobertos fragmentos de metatarso de um dinossauro da família dos hidrossáurios e, perto dos ossos, madeira fossilizada.
;As descobertas são resultado dos recentes trabalhos de prospeção arqueológica desenvolvidos pelo Inah na região, motivados pela implantação de um gasoduto;, informou o diretor do Centro Inah-Chihuahua, Jorge Carrera.
Devido às descobertas arqueológicas, foi pedida uma ;adequação da rota do gasoduto; para não afetar as áreas onde se encontram as amostras fósseis.