O programa de inteligência artificial AlphaGo, criado pelo grupo de pesquisa Google
Deep Mind, saiu na frente na maior disputa entre homem e máquina da história. O software
derrotou o campeão mundial de go nas duas primeiras das cinco partidas programadas para
comprovar a capacidade do sistema, que aprendeu sozinho a dominar o jogo de tabuleiro mais
complexo que existe. Em janeiro, o programa ganhou do campeão europeu por cinco partidas a zero,
tornando-se o primeiro sistema computacional a derrotar um profissional nessa
modalidade.
[SAIBAMAIS];Ontem, eu estava surpreso, mas hoje é mais do que isso. Eu
estou sem palavras;, disse o campeão mundial, Lee Se-dol, em uma coletiva de imprensa, depois de
perder pela segunda vez para a máquina. Em entrevistas concedidas antes do jogo, o sul-coreano
dizia-se confiante de que poderia vencer todas as partidas contra o computador. ;Se você olhar
para a forma como a partida foi jogada, eu admito que foi uma derrota muito clara da minha
parte. Desde o início do jogo. Não teve nenhum momento em que eu senti que eu estava na
liderança;, descreveu Se-dol.
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Saúde
Os responsáveis pelo desenvolvimento do programa também se
mostraram impressionados com o resultado. ;Estamos muito satisfeitos que o AlphaGo tenha
realizado alguns movimentos bastante surpreendentes e bonitos, de acordo com os comentaristas da
partida, o que foi incrível;, ressaltou Demis Hassabis, um dos criadores do programa de
inteligência artificial. A próxima batalha entre Se-dol e o computador será travada hoje. Se o
AlphaGo vencer essa terceira partida, ele será considerado o ganhador da disputa. A vitória vale
um prêmio de US$ 1 milhão ; se o Google ganhar, o valor será doado para a caridade.
O
feito é considerado mais impressionante do que a histórica vitória do supercomputador Deep Blue,
da IBM, contra o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov. A cada rodada de go, é possível
realizar até 200 movimentos, um número consideravelmente maior do que a média de 20 jogadas
possíveis no xadrez. O jogo chinês representava um dos maiores desafios para a ciência
computacional, por envolver uma infinidade de possibilidades ; o número de combinações possíveis
num tabuleiro de go é maior do que a quantidade estimada de átomos no Universo. Por isso, um
programa hábil no jogo não consegue memorizar todas as jogadas viáveis e, por isso, deve ser
capaz de aprender e criar lances à medida que pratica.
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