Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Estudos científicos mostram que obesidade passa do pai para os filhos

Homens gordos passam, pelo sêmen, marcas genéticas capazes de interferir no peso dos descendentes. Segundo especialistas, a constatação reforça a tese de que o bem-estar dos rebentos não depende apenas de cuidados tomados pelas grávidas



De acordo com Ida Donkin, a pesquisa segue em outra etapa, na qual se investiga quais marcas observadas no esperma de obesos serão transmitidas e como afetam o embrião. Para isso, a equipe seleciona o esperma de voluntários nessa condição e que tenham companheiras grávidas. Quando o bebê nasce, coletam as células-tronco do cordão umbilical e, nelas, observam quais marcas epigenéticas correspondem às encontradas no sêmen do pai.

Ansiedade
Em pesquisa semelhante, cientistas do RMIT Health Sciences Clinic, na Austrália, encontraram, em diferentes gerações de ratos, uma correlação entre a dieta paterna e alterações nos níveis de ansiedade dos filhos. Nesse estudo, os pesquisadores separaram as cobaias em dois grupos ; um recebeu grande quantidade de comida e outro, aproximadamente 25% menos calorias.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.