Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Pessoas que costumam ser gentis no dia a dia têm níveis menores de estresse

A comparação dos dados colhidos mostrou uma correlação entre a disposição em ser gentil com os outros e um maior nível de bem-estar



A comparação dos dados colhidos mostrou uma correlação entre a disposição em ser gentil com os outros e um maior nível de bem-estar. O comportamento de auxílio foi associado a níveis mais altos de emoção positiva e de melhor saúde mental. ;Foi surpreendente como os efeitos foram consistentes em experiências diárias. Por exemplo, se você participa de mais comportamentos pró-sociais em dias estressantes, essencialmente não há impacto do estresse sobre o seu afeto positivo, como felicidade ou calma, nem sobre suas avaliações de saúde mental;, destaca a autora do estudo.

Hipóteses
Os investigadores ainda não sabem explicar por que o comportamento gentil ajudou os participantes a diminuir o estresse cotidiano, mas têm algumas suspeitas. ;Talvez, ajudar outras pessoas nos distraia dos nossos próprios problemas e reduza os efeitos negativos do estresse. Pode ser também que funcione como uma porta aberta, que convida os outros a serem gentis em resposta, como sorrir ou dizer ;obrigado;, e essas respostas podem nos fazer nos sentirmos melhores;, avalia Ansell. ;Sabemos também, por meio de estudo em laboratório, que manter uma relação harmoniosa com os demais influencia respostas biológicas que podem ajudar a regular o estresse. Então, há uma série de maneiras como esses comportamentos de ajuda podem nos levar a nos sentirmos melhores;, completa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.