Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Experimento mostra que cães se preocupam com o bem-estar de quem é amigo

A disposição para socorrer indivíduos próximos, uma característica marcante do ser humano, já havia sido observada em outros animais, como macacos, ratos e gralhas



Para esclarecer essa dúvida, os cientistas resolveram estudar 16 cães e observar se eles podiam ser cooperativos com outros cachorros, alguns com quem conviviam e outros desconhecidos. No experimento, os pesquisadores ofereciam comida aos animais por meio de um sistema no qual eles deviam puxar o alimento por uma corda. O truque era que o animal que puxava a corda fazia a bandeja com guloseimas chegar ao animal que estava em uma gaiola ao lado da dele, ou seja, a comida não era para ele, mas para o vizinho. E o animal podia escolher se oferecia uma bandeja cheia ou uma vazia.

Para conhecidos
Os autores notaram que a decisão sobre que bandeja ; a cheia ou a vazia ; doar era fortemente influenciada pela familiaridade que o cão tinha com o animal beneficiado. Se o vizinho era alguém que ele conhecia, a chance de dar comida era muito maior. ;O que nós descobrimos foi que o grau de familiaridade entre os cães influenciava mais esse comportamento. Comportamento pró-social foi exibido com menos frequência para cães desconhecidos;, diz Range.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.