Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Terapia baseada em realidade virtual consegue reduzir a vontade de beber

Benefício foi detectado em alcoólatras submetidos a 10 sessões que simulavam situações como os estragos ao corpo causados pelo vício. Especialistas acreditam que a técnica poderá fazer parte do combate à doença



Em cada sessão, os alcoólatras vivenciaram três situações: de relaxamento, de alto risco para a recaída e de aversão aos efeitos da ingestão exagerada (veja infográfico). Até o cheiro de adoentados pelo vício foi usado pelos cientistas para provocar os participantes. Com isso, houve mudanças no circuito límbico do cérebro, o centro das emoções humanas. ;Após as sessões, o metabolismo do sistema límbico havia diminuído muito, a ponto de se equiparar ao de pacientes saudáveis, sugerindo que o desejo de consumir álcool foi afetado;, detalhou Doug Hyun Han, em comunicado.

A equipe chegou à conclusão ao analisar resultados de exames de imagem feitos nos participantes antes e depois do tratamento com realidade virtual. Inicialmente, havia um volume maior de atividades nessa parte cerebral dos alcoolatras. O psicólogo Cristiano Nabuco explica que o efeito da psicoterapia padrão no órgão nem sempre consegue proteger completamente o paciente do ponto de vista antecipatório. O especialista percebe um efeito diferente ao usar a realidade virtual, por exemplo, no tratamento de pessoas com fobia de avião.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .