Ciência e Saúde

Problemas que ameaçam a saúde dos pés surgem de doenças crônicas

Porém, especialistas lembram que alguns males podem ser evitados com certos cuidados, como o uso de sapatos adequados

Márcia Maria Cruz/Estado de Minas
postado em 08/05/2015 06:21

Belo Horizonte ; Sentir os sapatos apertados e não os descalçar é improvável, é impossível, como sabiamente cantou o Skank. O desconforto nos pés desestrutura e irrita qualquer pessoa. A letra dos músicos mineiros está em consonância com a opinião de ortopedistas, que chamam a atenção para os cuidados que as pessoas devem ter visando sempre à sensação de pisar em nuvens. Os problemas nos pés trazem sofrimentos a homens e mulheres em diferentes fases da vida, como ficou claro durante o 17; Congresso Brasileiro de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, realizado semana passada na capital mineira. No encontro, cerca de 600 especialistas discutiram tratamentos modernos para garantir a saúde da base sobre a qual o corpo todo se apoia.

As lesões de pés e tornozelos podem ser causadas por doenças crônicas, como a artrite, ou pelo uso de calçados inadequados (leia Duas perguntas para). Também podem resultar de deformidades congênitas e traumas. Os problemas podem surgir durante uma caminhada ou ao subir e descer uma escada. ;O número de patologias ortopédicas é muito grande;, afirma o ortopedista Wilel Benevides.

Os problemas são classificados em diferentes categorias, como os causados por desgaste articular, caso das artroses. Há ainda as patologias dos tendões, nos quais se enquadram as doenças inflamatórias, como tendinites e tendinoses. Outro grupo de transtornos é fruto de lesões traumáticas, que machucam ou cortam os tendões. A prática esportiva indevida pode resultar em rupturas nos ligamentos e entorses, quando se deslocam as articulações em movimentos bruscos.

As lesões esportivas são mais comuns entre os jovens, e cerca de 90% delas atingem os atletas. As degenerativas acometem principalmente idosos, que sofrem com desgastes tanto nas articulações quanto nos tendões. São patologias que geram muita dor. Os homens são mais suscetíveis aos traumas relacionados à prática esportiva e as mulheres, até mesmo pelo uso de salto alto, desenvolvem mais joanetes. No entanto, ambos os sexos podem ter a fascite plantar. Trata-se de uma banda recoberta por uma camada de gordura. Entre os fatores que podem levar ao aparecimento das fascites estão o excesso de peso, a gravidez, o diabetes e o uso de calçados impróprios.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação