Já ficou evidente que grande parte da população não resiste à tentação de se alimentar com comidas de preparo rápido e de alto valor calórico, conhecidas como junk food. O que não se sabia é que esses alimentos não se tornaram os preferidos apenas de humanos. Diferentes espécies de formigas transformaram hambúrgueres, refrigerantes, pizzas doces e uma infinidade de produtos industrializados em itens que não saem do cardápio.
O fenômeno foi constatado por pesquisadores americanos que decidiram analisar a base alimentar das pequenas operárias que habitam a cidade de Nova York. O estudo, cujos resultados estão na edição desta semana da revista Proceedings Journal of the Royal Society B, foi motivado pela curiosidade dos cientistas, que já desconfiavam da mudança de hábitos alimentares entre os insetos como uma possível justificativa da sua sobrevivência em ambientes próximos aos humanos.
;Enquanto certos animais, como pombos, ratos, pardais e alguns insetos, se adaptam bem às cidades, outros são mais comuns em hábitats naturais. Estávamos interessados em saber o que torna uma espécie urbana;, conta ao Correio Clint Penick, pesquisador da Universidade da Carolina do Norte e principal autor do artigo.
Para analisar como as formigas sobrevivem tão bem na cidade, e se isso tem relação com a alimentação, os cientistas coletaram mais de 100 formigas de 21 espécies. Os bichos foram coletados em ambientes distintos da metrópole, como parques (onde há menor presença de pessoas) e calçadas (onde há muita gente). Eles, então, analisaram a quantidade de carbono-13 no organismo dos animais ; o elemento está ligado a produtos presentes em grande parte das comidas gordurosas.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .