Ciência e Saúde

Imagens: fetos fazem "caretas" em reação à nicotina, mostra estudo

A substância altera o sistema nervoso dos bebês e pode levar à morte de células cerebrais

postado em 25/03/2015 19:51

Fetos de mães fumantes apresentam alterações nos movimentos faciais

Uma pesquisa aponta que fetos de mães fumantes apresentam alterações nos movimentos faciais ainda dentro da barriga. A doutora Nadja Reissland, co-autora do estudo, explica que os movimentos não são respostas voluntárias. "As células cerebrais reagem à nicotina, que se acopla a elas e causa morte prematura dessas estruturas". Estresse e depressão em grávidas também têm efeitos nos movimentos, mas em menor escala. O estudo foi realizado por pesquisadores das universidades de Durham e Lancaster, na Inglaterra, e divulgado no site da Durham, nesta segunda-feira (23/3).

Nas imagens, feitas com ultrassonografia em 4D, os fetos tocam no rosto e fazem movimentos parecidos com caretas. O estudo revela que, em grávidas que fumam, essa movimentação é muito mais frequente e aumenta ao longo da gravidez, o que não ocorre em fetos de não fumantes.

Leia mais notícias em Ciência & Saúde


Participaram do estudo quatro grávidas fumantes que consomem, em média, 14 cigarros por dia, e 16 não fumantes. As imagens foram feitas em quatro ocasiões diferentes, entre a 24; e 36; semanas de gravidez. Todos os bebês tiveram acompanhamento médico e nasceram saudáveis.

Reissland diz que usará os resultados obtidos para obter fundos e realizar uma pesquisa mais completa, incluindo acompanhamento dos bebês depois do nascimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação