Thaís Cunha
postado em 27/02/2015 10:56
Provavelmente você já conversou com alguém sobre a cor deste vestido. Na noite desta quinta-feira (26/2), a confusão sobre branco e dourado ou preto e azul começou a mobilizar a internet e, na manhã desta sexta-feira, o assunto dominou os tópicos mais populares do Twitter. A novidade é que, por mais explicações que a confusão possa ter, nenhuma triunfa sobre as outras.
Enquanto alguns preferem justificativas mais mitológicas, como a idade ou resultado emocional, a ciência apela para a forma como os seres humanos veem a luz, envolvendo filtros da luz do dia. Independentemente da explicação que você acredita, a confusão tem mobilizado cientistas. Em entrevista ao site Wired, o neurocientista Jay Neitz comentou que essa foi a maior diferença individual que já viu em 30 anos de pesquisa.
Se você acha que precisa de uma teoria para se apegar, o Correio separou 5:
1. Filtro no olho
De acordo com o oftalmologista Richard Yudi Hida, a confusão é desnecessária. "Isso depende de coisas como a angulação, muda de cor. Olhando ao vivo é uma outra coisa", defende, em entrevista ao Correio. Para o médico, a bagunça fica ainda maior quando uma lente confunde a visão das pessoas, que já é naturalmente cheia de filtros. "Se você olha muito tempo para a cor vermelha, por exemplo, acaba tendo uma distorção quando vê uma coisa branca, por exemplo."
[SAIBAMAIS]2. Idade
Quanto mais velho o observador, maior a propensão para ver dourado e branco. Segundo Jay Neitz, pesquisador de cor-visão na Universidade de Washington, em entrevista à revista Time, o globo ocular das pessoas muda ao longo da vida. Por isso, os indivíduos se tornam menos sensíveis à luz azul com o passar dos anos. O pesquisador estudou as diferenças na visão de cores durante 30 anos.
3. Emoção
No Twitter, ficou popular a explicação de que a visão da cor do vestido pode ter relação emocional com o usuário. Uma teoria espalhada na rede social defende que essa foi uma experiência do grupo de humor BadTheLadLong, que estaria por trás da viralização da imagem. "Você ficaria surpreso em saber que o vestido é branco dourado e por que alguns o veem preto e azul", diz a mensagem. "Cientistas provaram que, se algum acontecimento tem um efeito negativo na sua vida, sua visão de cores pode variar e, por isso, alguns veem preto e dourado". O grupo também afirma que, se o seu humor muda de um dia para o outro, você pode ver o vestido de outra cor.
4. A luz do dia
Uma explicação seria a visão que os seres-humanos têm da luz do dia: de manhã, vemos mais vermelho e rosa, passamos pelo branco e azul no meio do dia e, depois voltamos ao vermelho.
;O que acontece é que o seu sistema visual está olhando para o objeto e tentando descontar os efeitos da luz do dia. Então, tiram o lado azul, no caso de verem branco e dourado, ou descontam o amarelo, caso vejam azul e preto;, explica o neurocientista Bevil Conway, especialista em estudos da cor e visão, da Wellesey College.
5. Contrastes na tela
Um dos primeiros palpites para a explicação da polêmica do vestido foi que a diferença das cores era causada pelo contraste nas telas de computadores, tablets ou celulares. Mas a tese rapidinho caiu por terra, depois que as pessoas chamaram amigos e familiares para ver o vestido no mesmo aparelho, ao mesmo tempo e lugar, e mesmo assim o conflito com as cores permaneceu. "Virei até o monitor de cabeça para baixo, eu já fiquei de cabeça para baixo, mas continuou vendo branco e dourado", comentou o estudante Alex Junior em uma rede social.
[FOTO398057]